Fazer pedido
Presença
12
Twitter
Quarto do locutor
0
Esse tópico passou pela moderação do moderador orlandolindo0
Esse tópico foi fechado por nossa moderação!
Fefe:
216 interações
Lunático
Faz mal estalar os dedos? - 6 meses atrás
Quem nunca estalou os dedos em algum momento? Algumas pessoas encontram prazer em fazer isso, enquanto outras odeiam até ver quem estala! O fato é que este simples gesto é um hábito muito comum entre nós. A questão é saber se, embora aparentemente inocente, pode causar algum tipo de problema nas nossas articulações.

Primeiro é preciso entender como tudo funciona e porque ouvimos aquele clique, para alguns tão libertador e relaxante. Esse som característico é resultado de uma “explosão” de pequenas bolhas de gás. As articulações são formadas por ossos, ligamentos, tendões e cartilagens. Por sua vez, existe uma cápsula que os une. Esta cápsula serve para lubrificar a articulação e é composta por líquido sinovial e gases em pequenas quantidades (como nitrogênio, dióxido de carbono e oxigênio).

O alongamento dos dedos estica os ossos e tendões que compõem a articulação, fazendo com que a cápsula sinovial aumente de volume e a pressão diminua, liberando gases do líquido sinovial em forma de “bolhas” que estouram. A função desses gases, juntamente com o líquido sinovial, é proteger e lubrificar as articulações e são eles os responsáveis pelo característico barulhinho.

A sensação agradável também vem porque, quando essas articulações rangem, há uma estimulação de algumas terminações nervosas. Em princípio, estalar os dedos não deve trazer complicações se for feito esporadicamente.

Por outro lado, estalar os dedos, segundo alguns fisioterapeutas, contribui para o desgaste das articulações desnecessariamente. Embora anteriormente se temesse que estalar os dedos pudesse causar osteoartrite, essa crença foi refutada por um estudo publicado no Annals of Rheumatic Diseases, em 1990. O mesmo comprovou-se em pesquisas adicionais, em 2011, publicadas no Journal of the American Board of Family Medicine.

No entanto, a longo prazo, no caso de virar um hábito estabelecido, estalar os dedos poderia levar ao inchaço das mãos ou a uma ligeira diminuição da força. Então é melhor evitar ou fazer com moderação. Pela saúde das nossas falanges!

Você já tinha conhecimento disso?

Fonte: Showbizz

Twitter/X: @Felipershb
Discord: eu_felipe
:Leehh
129 interações
Patrulheiro
Resposta para Faz mal estalar os dedos? - 6 meses atrás
Ai eu tenho muito essa mania, quando to nervosa, ansiosa e tals, vivo estalando os dedos...
1
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar o tópico!
9
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-194895E
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!