Fazer pedido
Presença
18
Twitter
Quarto do locutor
0
EconomicaMente! #1 - Mercado Financeiro
Entenda tudo sobre a matriz que move a economia
Postado por AutoNight em 06/12/2022 às 19:23 e revisado por -Traalmatizado - 267 visualizações

A primeira edição desta coluna só poderia iniciar com uma completa introdução sobre o tema em geral para que você leitor tenha todo o embasamento e entenda a importância do tema em nossa sociedade. É triste quando pensamos que não fomos educados financeiramente (pelo menos não a maioria) desde o grau básico escolar e, acredite, isso faz MUITA diferença na nossa vida. A maioria da população brasileira quando ouve sobre o mercado financeiro tem duas respostas na ponta da lingua, sendo "Mercado financeiro é coisa de rico" ou "Eu não entendo isso, deixa pra lá". Atualmente apenas 3% dos brasileiros estão presente no mercado de renda variável, quando comparado à população norte-americana mais de 50% da população está inserida diretamente no mercado de renda variável. Eles são mais espertos ou mais ricos que nós? NÃO. Tire da cabeça imediatamente essa ideia sobre o mercado financeiro, ao decorrer das edições tenho certeza de que irá ficar cada vez mais fácil você estar inserido neste mundo repleto de oportunidades!

O que é Mercado Financeiro?

Normalmente cada país possui o seu próprio ambiente financeiro, que é o ambiente onde ocorre a negociação de ativos — como títulos, moedas, ações, derivativos, mercadorias, commodities entre outros bens e ativos com algum valor financeiro.

A função do mercado financeiro é possibilitar o encontro entre vendedores e compradores. As duas partes principais do mercado estão nos vendedores, onde buscam captar recursos para suas empresas vendendo participações na companhia em troca de juros ou parte dos lucros obtidos, e os compradores que injetam o capital nestas empresas.

Instituições regulamentadoras

Para tornar seguro e correto as negociações, existem instituições que regulamentam o mercado financeiro a fim de proteger todas as partes. No Brasil, as instituições que têm essa função são o Banco Central (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Banco Central é uma autarquia federal ligada diretamente ao Ministério da Economia, sendo o órgão responsável por autorizar e supervisionar o funcionamento das instituições financeiras que atuam em território brasileiro.

A Comissão de Valores Mobiliários também é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia. Tem como principal função desenvolver, normatizar, fiscalizar e disciplinar o mercado de valores mobiliários (ações, debêntures, contratos futuros e cotas de fundo de investimento) no Brasil. Ela é a responsável por garantir que as operações ocorram de forma correta, assim como fiscalizar os participantes, evitando fraudes e manipulações.

Tipos de Mercados

O mercado de Renda Variável é aquele em que a rentabilidade não é conhecida no momento da aplicação do dinheiro, ou seja, não há garantia de quanto será a rentabilidade do investimento. Quando ouvimos sobre as ações na bolsa de valores, cada movimentação feita está inserida dentro deste tipo de mercado. Ao decorrer das próximas edições detalharei mais os tipos de ações, fundos imobiliários, opções, derivativos, etc.

Já o mercado de Renda Fixa existe a possibilidade de se prever quanto haverá de rendimento e qual fórmula será utilizada. A rentabilidade pode ser pós ou prefixada. São várias as formas de se investir neste mercado, sendo através de CDBs, Tesouro Direto, LCI, LCA, etc. Vale lembrar que a famosa poupança está inserida neste tipo de mercado, porém irei provar para vocês que muitas vezes ela é um dos piores tipos de investimento.

Ao citar uma definição e exemplo dos dos tipos de mercados à você, muito provavelmente surgiu uma questão em sua mente: "Se o mercado de renda variável não saberei quanto irei ter de rentabilidade, e na renda fixa eu sei, então porquê não investir apenas em renda fixa?". Se você pensou isso eu te entendo, como também já pensei nisso antes, mas fique tranquilo que os dois mercados são muito bons. Com um pouco de conhecimento você poderá performar suas aplicações muito melhor na renda variável, pois o lucro histórico é maior que na renda fixa. Porém, somente você poderá decidir em qual mercado irá adentrar, caso assim desejar. A minha função aqui será de abrir seus olhos para ambos.


Ao final de cada edição deixarei uma sugestão de livro relacionado ao tema. A sugestão desta edição é:

Faça Fortuna com Ações - Décio Bazin


Fontes utilizadas: Suno Research


E aí, o que achou desta edição? Ficou com alguma dúvida?

Avalie a coluna e poste sua sugestão para futuras edições abaixo!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Gostei da primeira edição.
Responder
Feshar - há 2 anos
Eu adorei
Responder
camilaconcHiper - há 2 anos
Gostei da primeira edição.
Responder
:?=Leandra=?: - há 2 anos
Mandou muito bem demais na primeira coluna meus parabéns
Responder
mceandre - há 2 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
2
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-3B3D068
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!