Olá pessoal! Venho entregar, pela primeira vez e com muita alegria, a primeira edição do Mitologuia! Nesta coluna, iremos conhecer diferentes histórias de diferentes mitologias que passaram pela história da humanidade.
Desde gregos aos egípcios, japoneses aos maias, entre tantas outras culturas e crenças que marcaram e ainda marcam a sociedade atual.
Antes de começarmos, gostaria de deixar o aviso de que esta coluna não tem como objetivo insultar ou ridicularizar toda e qualquer cultura aqui abordada. Respeito é bom e todos o merecem. Esclarecido isso, vamos começar?
Hoje falaremos sobre um dos maiores e mais importantes deuses da mitologia egípcia. Hoje falaremos de Anúbis.
Anúbis, o primeiro deus dos mortos da mitologia egípcia, é uma importante divindade do Egito Antigo. Filho de Néftis com Osíris, Anúbis foi criado sob a tutela de sua tia Ísis, esposa de Osíris, já que sua mãe o abandonou com medo do que a fúria de seu marido Set poderia causar sobre ela e seu filho uma vez que Anúbis foi fruto de uma traição entre Néftis e Osíris.
Como dito anteriormente, Anúbis era, em primeira instância, o deus dos mortos e da mumificação. Digo "em primeira instância" pois, devido o assassinato de seu pai Osíris nas mãos de seu irmão Set, ele passou a atuar como um guardião e guia dos mortos na passagem entre a vida e o pós-vida. Anúbis passaria, então, a ser responsável por buscar a alma daqueles que morreram e leva-lás de encontro a seu pai no tribunal de Osíris, onde as mesmas seriam julgadas dignas ou não do pós-vida. Este julgamento era realizado com uma balança, de um lado, encontra-se uma pena, e, do outro, coloca-se o coração do morto. Se o coração for mais leve que a pena, indicando uma vida digna, o mesmo seria recebido de bom grado no pós-vida, mas, se o coração for mais pesado que a pena, o mesmo teria sua cabeça comida por Ammut, uma divindade que representava a retribuição de todos os males realizados em vida e sua alma era enviada ao Duat, uma espécie de sub-mundo da cultura egípcia.
Apesar de ser um dos deuses com um papel tão importante para as vidas humanas presentes no Egito Antigo, Anúbis não possui um grande impacto nos mitos e lendas egípcios. Sua transformação de deus dos mortos para uma espécie de protetor e guia para os mortos transformo o papel de Anúbis a um coadjuvante nas histórias de outros deuses. Entretante, é inegável a importância deste deus em sua cultura, já que o culto à Anúbis era encontrado em grandes cidades egípcias como Cinópolis e Saka.
Que Anúbis é um dos mais emblemáticos deuses da mitologia egípcia isso não há como negar e seu papel no Tribunal de Osíris deixa claro sua importância na cultura egípcia.
A gincana de hoje se atribui a resposta de uma simples pergunta nos comentários desta coluna:
Se você fosse enviado ao tribunal de Osíris, seu coração seria mais pesado ou mais leve que a pena das almas? Justifique sua resposta caso queria!
Aqueles que participarem receberão o emblema desta primeira edição:
Nome: Mitologuia #1 - Anúbis
O que você achou desta edição #1?
Comente, deixe sua sugestão para a próxima edição, sua avaliação e compartilhe!