A Night Saúde é uma coluna da HabboNight criada com o objetivo de compartilhar diversos conhecimentos dentro da perspectiva da Saúde, mas com um toque especial. No Night Saúde, as temáticas são tratadas de uma forma dinâmica e acessível para todas as pessoas. Afinal, cuidar da nossa saúde nunca é demais, não é mesmo?
Nesse sentido, o propósito da Night Saúde é trazer temas relacionados às práticas de bem estar e autocuidado, além de informações gerais sobre algumas condições de saúde e adoecimento, informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda, compartilhar uma série de dicas de produções socioculturais, como livros, séries, filmes, animes, e a sua relação com a Saúde. Está preparado para a edição de estreia da coluna? Então, vamos nessa! O nosso tema de hoje é:
Benefícios da prática regular de atividade física
Diversos estudos científicos já demonstraram os inúmeros benefícios da prática regular de atividade física como uma ação importante para a construção de uma vida mais saudável. Dentre esses benefícios, destacam-se a melhora do condicionamento físico, aprimoramento da saúde mental e emocional, benefícios cardiovasculares, imunológicos e redução da chance de desenvolver doenças crônicas.
Antes de falarmos propriamente sobre os benefícios da atividade física, que tal entendermos quais os malefícios da inatividade física?
Um dos principais malefícios certamente é o ganho excessivo de peso corporal, que, associado a uma alimentação errônea, pode gerar um quadro de sobrepeso ou obesidade. Isso é uma preocupação, pois pessoas com obesidade apresentam maiores chances de adoecerem por doenças crônicas e degenerativas, como diabetes, hipertensão e osteoporose (degeneração dos ossos). Além disso, esse grupo populacional também apresenta maior chance de apresentar doenças cardíacas e sintomas como dor no peito, falta de ar e varizes em membros inferiores.
Desse modo, a importância de conversarmos sobre esse terma reside sobretudo pelo atual padrão de vida em nossa sociedade que, muitas vezes, nos inviabiliza de elencarmos a saúde física como uma prioridade. Somado à isso, não podemos deixar de mencionar a questão das inovações tecnológicas que, apesar dos seus inúmeros aspectos positivos, nos colocou em uma condição de comodismo, na qual a prática de atividade física regular tende a ser negligenciada. Sem mais delongas, vamos entender melhor esse tema!
O que é atividade física?
Segundo o Guia de Atividade Física para População Brasileira, atividade física é definida como um comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso.
Exemplos de atividade física: brincar, subir escadas, correr, pedalar, dançar, praticar esportes, yoga etc.
Percebem que, basicamente, tudo que tira a gente da inércia e que nos faz ter um gasto de energia maior que o repouso é conceituado como atividade física? Logo, é uma prática que faz parte do nosso dia a dia. No entanto, a atividade física pode ser classificada de acordo com a sua intensidade:
Leve: exige mínimo esforço e causa pequeno aumento da respiração e dos batimentos cardíacos.
Moderada: exige mais esforço físico e nos faz respirar mais rápido do que o normal e aumenta moderadamente os batimentos cardíacos.
Vigorosa: exige um grande esforço físico e nos faz respirar muito mais rápido do que o normal, além de aumentar muito nossos batimentos cardíacos.
Mas quanto tempo de atividade física é recomendado para pessoas adultas? Essa é uma das principais dúvidas! Para não ser considerado sedentário, o recomendado é a realização de atividade física de moderada a vigorosa intensidade por, pelo menos, 150 minutos durante a semana.
Ajuda no controle do peso
Muitos estudos científicos já apontam para os malefícios que a obesidade tem para o organismo humano. Um exemplo evidente disso é o maior acometimento de doenças cardiovascuslares, como o infarto agudo do miocárdio, nessa população. O acúmulo excessivo de gordura em nosso corpo pode aumentar a chance de obstrução dos vasos sanguíneos do nosso corpo e isso acarretar em doenças cardíacas ou cerebrovasculares. Por isso, prevenir a obesidade é um grande passo para uma vida mais saudável.
Cuidado com a gordofobia: sabemos que existe um componente genético para maior perda ou ganho de peso que varia de pessoa para pessoa. Portanto, para algumas pessoas pode ser mais fácil perder peso, enquanto que, para outras, pode ser mais difícil. Não se engane achando que pessoas com corpos gordos são necessariamente negligentes com a saúde. Isso não é verdade. Podem existir corpos gordos muitos mais saudáveis do que corpos magros. Não caia nessa linha de pensamento gordofóbica!
Previne doenças crônicas
São elas: hipertensão arterial sistêmicas (pressão alta), diabetes, dislipidemia e alguns tipos de câncer (mama, estômago e intestino). A prática regular de atividade física tem impacto direto na saúde de nosso metabolismo, prevenindo a aquisição e desenvolvimente das doenças citadas. Vale lembrar que, uma vez diagnosticado com pressão alta ou diabetes, a pessoa terá tais doenças pelo resto da vida. Por isso, a prevenção é o melhor remédio!
Benefícios emocionais
Além dos benefícios orgânicos, diversos estudos científicos já demonstraram os inúmeros benefícios da prática regular de atividade física para a nossa saúde mental e emocional. Veja alguns deles:
Diminuição do estresse e sintomas de ansiedade e depressão;
Promoção do prazer, relaxamento, divertimento e disposição;
Ajuda na inclusão social e na criação e fortalecimento de laços sociais;
Aprimoramento da autoestima e boa relação com o corpo.
O momento Night Saúde é exatamente a hora de pegar um papel e uma caneta para anotar as mensagens principais da edição de hoje. Sabe aquele resumão de tudo? Pois bem, está aqui para você! Com esse resumo, espero que você, dentro de sua realidade e possibilidade, possa tentar colocar em prática alguma dessas dicas e, assim, aprimore ainda mais o seu bem estar e a sua saúde. Seguem nossas dicas de ouro da edição de hoje:
Atividade física é todo movimento voluntário do nosso corpo que tem gasto de energia superior ao repouso;
A atividade física pode ser classficada conforme sua intensidade em: leve, moderada e vigorosa;
Para pessoas adultas, é recomendado a prática de atividade física moderada ou intensa durante 150 minutos por semana;
A prática regular de atividade física tem benefícios orgânicos, emocionais e psicológicos.
Caso queira aprofundar no assunto, leia: Guia de Atividade Física para População Brasileira do Ministério da Saúde.
Finalizamos nossa primeira edição da coluna e gostaria de agradecer a todas as pessoas que leram até aqui. É uma grande alegria para mim poder contar com a sua leitura, obrigado! Para finalizarmos nossas edição com chave de ouro, gostaria de sabe de você... Qual você acha que será o próximo tema?
Deixarei abaixo uma imagem com uma dica acerca da nossa próxima edição e quero saber, nos comentários, se você é capaz de advinhar qual será o tema. A primeira pessoa a acertar estará recebendo um emblema exclusivo e uma belíssima premiação em Night Points. Não fique de fora!
Todas as pessoas que comentarem a coluna: 5 Night Points + Emblema 'Night Saúde' + Emblema 'Edição de estreia Night Saúde'
Primeira pessoa a acertar o tema da próxima edição: 20 Night Points + Emblema 'Maleta da Saúde'
OBS: serão considerados válidos somente palpites até às 23h59 do dia 08/09/2024.
~ Night Saúde - A HabboNight está de mãos dadas com a minha Saúde!
~ Maleta da Saúde - Estou por dentro de tudo o que acontece na Saúde! #NightSaúde
~ Night Saúde - Marquei presença na estreia da coluna!
O que achou da edição de estreia da Night Saúde?
Qual seu palpite para próxima edição?