A Night Saúde é uma coluna da HabboNight criada com o objetivo de compartilhar diversos conhecimentos dentro da perspectiva da Saúde, mas com um toque especial. No Night Saúde, as temáticas são tratadas de uma forma dinâmica e acessível para todas as pessoas. Afinal, cuidar da nossa saúde nunca é demais, não é mesmo?
Nesse sentido, o propósito da Night Saúde é trazer temas relacionados às práticas de bem estar e autocuidado, além de informações gerais sobre algumas condições de saúde e adoecimento, informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda, compartilhar uma série de dicas de produções socioculturais, como livros, séries, filmes, animes, e a sua relação com a Saúde. Está preparado para a terceira edição da coluna? Então, vamos nessa! O nosso tema de hoje é:
Como construir práticas de Saúde Mental
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. A partir desse entendimento, é notório o quanto é importante discutirmos sobre saúde mental nos dias atuais, onde muitas vezes essa temática é negligenciada.
Entender sobre saúde mental e os seus impactos na vida cotidiana nos ajuda a identificar possíveis agentes estressores que podem provocar adoecimentos psicológicos e comprometer nosso completo estado de bem estar físico, mental e social.
Por isso, discutir medidas de promoção da saúde mental nos ajuda a desenvolver uma vida mais saudável e uma mente mais fortalecida para lidar com os desafios e problemas intrínsecos do dia a dia.
Mas, o que causa o adoecimento mental? Vale mencionar que o adoecimento mental não necessariamente apresenta uma causa única. É necessário considerar múltiplos fatores e contextualizar com as condições de vida de cada pessoa. Sabemos que determinados grupos sociais, submetidos a determinadas vulnerabilidades, apresentam maior probabilidade de desenvolver adoecimentos do ponto de vista mental.
Um exemplo disso é que mulheres, negras e de baixa renda estatísticamente são as que mais sofrem de adoecimentos mentais. Logo, existe uma evidente relação da estrutura social machista, racista e classista no adoecimento das pessoas. É intuitivo pensar que grupos sociais que sofrem determinados tipos de opressão, de fato, tenham maiores taxas de adoecimento mental. A falta de moradia, homofobia, risco alimentar, também são outros exemplos socialmente contextualizados que corroboram para esse adoecimento.
Apesar da temática complexa, o intuito da nossa edição de hoje é elencar estratégias cotidianas para que seja possível aprimorar nossa saúde mental de acordo com a realidade, baseado nos estudos e evidências que temos disponíveis.
Prática de atividade física
A prática regular de atividade física foi associada a menores taxas de ansiedade. Isso se deve ao fato de que, ao realizar tais práticas, promovemos um relaxamento psíquico, através da execução do exercícios físico. Além disso, completar uma atividade física, seja esporte ou treino de academia, ativa o nosso sistema de recompensa cerebral e possibilita uma sensação positiva que impacta diretamente em nossa autoestima.
Desse modo, para além dos benefícios físicos, a prática de atividade física também contribui para nosso bem estar emocional. Confira mais benefícios em nossa primeira edição da coluna!
Alimentação balanceada
Diversos estudos já apontam benefícios de que uma alimentação pautada em alimentos in natura e minimamente processados estão associados ao aprimoramento da autoestima e boa relação com nosso próprio corpo. Além disso, o consumo dessas alimentos contribuem para maior longevidade, uma vez que reduz o risco de desenvolvimento de doenças ameaçadoras a vida a médio e longo prazo.
E você sabe quais são esses alimentos in natura ou minimamente processados? Caso esteja na dúvida, não deixe de conferir a segunda edição da coluna para informações mais detalhadas sobre uma alimentação saudável.
Higiene do sono
Uma boa noite de sono faz toda a diferença em nossa saúde como um todo e, com a saúde mental, não seria diferente. É durante o sono que processamos algumas das vivências e experiências do dia, além de ser um dos principais momentos de descanso da nossa mente e recarregamento de energia para o dia seguinte.
Por isso, investir em medidas para aprimorar ainda mais qualidade do nosso sono é fundamental para a construção de uma vida mais saudável.
Terapia
Se consultar regularmente com um terapêuta tem a capacidade de ajudar qualquer ser humano a viver melhor. A terapia nem de longe é direcionada somente para pessoas com diagnósticos de problemas mentais ou adoecimentos psíquicos. É uma ferrramenta de cuidados potente para todas as pessoas.
É durante esse provesso que podemos desenvolver o autoconhecimento, entender nossos sentimentos e sensações que envolvem o ato de viver, além de trabalhar possíveis gatilhos e crises nas diferentes etapas da vida.
Apesar de nem sempre ser acessível e disponível para todos, é importante pesquisar clínicas sociais, clínicas-escolas ou universidades que muitas vezes oferecem atendimento psicológico gratuito ou por um preço social. Se for possível para você, faça terapia. Encontre sua abordagem e profissional que se sinta seguro para conversar.
Evitar álcool e outras substâncias
O consumo de álcool de maneira exarcebada, incontrolável e dependente está associado ao desenvolvimento de trantornos mentais, como, por exemplo, transtornos depressivos.
Não apenas o álcool, mas o fumo do tabaco e de outros tipos de drogas também estão associados com o adoecimento psíquico, podendo ser o gatilho necessário para a abertura de quadros psiquiátricos graves.
Sempre que possível, evite o consumo de substâncias sabidamente tóxicas para seu organismo! Priorize a sua saúde!
Momentos de Lazer
Como você se sente quando faz uma passeio na praia? Quando vai ao cinema? Quando lê um livro que tanto gosta? Ter momento de distração e de lazer é uma estratégia de autocuidado muito potente que nos ajuda a manter a saúde mental em dia.
Cada pessoa é única e tem sua própria forma de recarregar as energias mentais. Seja sozinho, seja acompanhado, invista em momentos que te fazem se sentir bem.
O momento Night Saúde é exatamente a hora de pegar um papel e uma caneta para anotar as mensagens principais da edição de hoje. Sabe aquele resumão de tudo? Pois bem, está aqui para você! Com esse resumo, espero que você, dentro de sua realidade e possibilidade, possa tentar colocar em prática alguma dessas dicas e, assim, aprimore ainda mais o seu bem estar e a sua saúde. Seguem nossas dicas de ouro da edição de hoje:
A construção de saúde mental envolve diversos fatores sociais, emocionais, políticos e de hábitos de vida;
Alimentação saudável e prática de atividade física apresentam impactos positivos na saúde mental;
Programar momentos de lazer ao longo da semana pode contribuir para uma vida mais saudável;
Terapia é uma ferramenta importante de autoconhecimento e tem diversos benefícios para a saúde mental;
Uma boa noite de sono contribui para redução dos níveis de ansiedade e estresse psíquico.
Caso queira aprofundar no assunto, leia: Ações em Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde.
Finalizamos nossa terceira edição da coluna e gostaria de agradecer a todas as pessoas que leram até aqui. É uma grande alegria para mim poder contar com a sua leitura, obrigado! Para finalizarmos nossa edição com chave de ouro, gostaria de sabe de você... Qual você acha que será o próximo tema?
Deixarei abaixo uma imagem com uma dica acerca da nossa próxima edição e quero saber, nos comentários, se você é capaz de advinhar qual será o tema. A primeira pessoa a acertar estará recebendo um emblema exclusivo e uma belíssima premiação em Night Points. Não fique de fora!
Todas as pessoas que comentarem a coluna: 10 Night Points + Emblema 'Night Saúde'
Primeira pessoa a acertar o tema da próxima edição: 20 Night Points + Emblema 'Maleta da Saúde'
Vencedor(a) da última edição: -SerpaNegra
OBS: serão considerados válidos somente palpites até às 23h59 do dia 02/11/2024.
~ Night Saúde - A HabboNight está de mãos dadas com a minha Saúde!
~ Maleta da Saúde - Estou por dentro de tudo o que acontece na Saúde! #NightSaúde
O que achou da terceira edição da Night Saúde?
Qual seu palpite para próxima edição?