A morte de Nelson Rolihlahla Mandela, popularmente conhecido como Nelson Mandela chocou grande parte da população mundial, ele que era advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, foi considerado como o mais importante líder da África Negra. Mandela foi criticado muitas vezes por ter traços egocêntricos e por seu governo ter sido amigo de ditadores. Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do APARTHEID, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia geral das nações unidas, "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".
A notícia sobre a sua morte foi transmitida à nação e ao mundo pelo sul-africano Jacob Zuma, (lado direito da imagem abaixo) nessa quinta-feira, 5 de dezembro de 2013. Após anos de luta contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por sua luta contra o Apartheid, Mandela deixa a África do Sul e o mundo aos 95 anos; "Nosso povo perdeu um pai", disse Jacob Zuma.
Uma figura super conhecida e adorada no mundo todo, não poderia de ter sua face estampada nos mais famosos jornais do mundo. Na página do The New York Times, é possível ver imagens da manifestação da população principalmente negra ao perder um dos seus líderes.
No meio de tantos adoradores através das redes muitos famosos deixaram a sua homenagem ao líder. Ricky Martin publicou: "Acontece uma festa no céu. Os anjos estão celebrando. O único Nelson Mandela chegou". A cantora Fergie lembrou o encontro que teve com o ativista em sua casa, em Joanesburgo, ao lado de Will.I.Am. "Foi realmente memorável para mim. Ele era um anjo", escreveu ela. Até brasileiros participaram das homenagem, como o caso do O ex-jogador Ronaldo, que comentou: "Eu tive o prazer de estar com o Mandela, um cara incrível. Descanse em paz! RIP. Você mudou o mundo! Obrigado".
Por fim, num país onde para algumas pessoas a cor é mais importante que o caráter, só temos a agradecer por esse tipo de pessoa que busca a igualdade entre as pessoas até a sua morte. "Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e conseguir realizar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou disposto a morrer". (Depoimento de Mandela no Julgamento de Rivonia, 20 de abril de 1964).
A equipe da HabboNight agradece a tudo que Nelson Mandela fez para o Mundo!