Um projeto que surgiu do nada, que desapareceu do nada e você nunca viu ou leu sobre ela? A coluna Project Habbo tem o intuito de informar sobre esses projetos, quais estão atualmente extintos. A nossa primeira edição tem como tema; Hobbas, então vamos lá!
Os Hobbas foram um programa de segurança voluntariado do Habbo Hotel, cunho criado em 2001, com o objetivo de preservar a Habbo Etiqueta, protegendo o hotel de intimidadores e pessoas que podem trazer risco à comunidade.
O principal motivo da criação do projeto foi o aumento crescente da comunidade, uma vez que na época ainda não havia moderadores, e a Sulake ainda expandia seus hotéis por vários países do mundo.
Para se tornar um Hobba, era lançado de tempos em tempos, nas notícias dos hotéis, um formulário, onde os jogadores capacitados aos requisitos, poderiam se inscrever para o programa. Era necessário que o usuário fosse experiente no hotel, com mais de seis meses na comunidade, e dispusesse parte do seu tempo para dedicar ao projeto.
Os Hobbas tinham comandos e ferramentas, muitos similares aos dos atuais moderadores. Com elas, podiam ser enviados alertas - como na imagem abaixo -, banir, mutar, e expulsar todos do quarto.
A ferramenta usada por eles era denominada de Hobba Channel, através dela, as denúncias feitas por usuários da comunidade, chegavam aos Hobbas, logo em seguida, estava sendo tomadas as devidas providências ao suspeito denunciado, assemelhando-se assim, aos atuais Guardiões Habbo.
Por meio do Call for Help, ou Cry For Help ou em português; Chamados de Ajuda, também conhecido como CFHs, os jogadores podiam tirar suas dúvidas sobre a comunidade com os Hobbas.
Um pouco diferente dos atuais Guardiões, os Hobbas tinham capacidade para ver quem está denunciando, o usuário denunciado e todo o histórico do chat no quarto. Algumas dessas denúncias, eram sobre bugs e erros que ocorriam no hotel, e assim eram redirecionadas aos staffs.
De acordo suas habilidades, tempo e experiência no hotel e também no projeto, os Hobbas foram divididos em três níveis, sendo quanto maior o nível, maior são suas funções e comandos.
E também há os Super Hobbas, estes não possuíam emblemas, mas os voluntários já com mais de um ano no projeto, ganhavam comandos exclusivos e outras funções, como recompensa de seu esforço e dedicação.
Os Super Hobbas também auxiliavam os Hobbas novatos durante seu processo de formação, dando dicas de como usar o sistema de forma adequada, sempre evitando de cometer possíveis erros comuns. O mérito de ser um Super Hobba, em algumas ocasiões era dado pela Equipe Habbo.
Em dezembro de 2005, foi decretado o fim dos Hobbas, tendo como justificativa, o grande aumento de usuários ativos na comunidade, sendo necessário, uma equipe profissional treinada e paga pela Sulake, para moderar o hotel.
Como gratidão a contribuição ao projeto, os ex-Hobbas ganharam um emblema especial, qual você pode conferir na imagem abaixo:
Os Hobbas foram de grande importância para o nosso Hotel e com certeza ficarão marcados na memória Habbiana. Enfim, gostaram da coluna? Como uma forma de gratidão, todos os usuários que comentarem esta noticia, estarão ganhando 10 nightpoins. Até a próxima edição de Project Habbo!