Nos dias de hoje, os livros são uma reunião de folhas com textos e imagens presas por um lado e montadas com uma capa, mas nem sempre os livros foram desse jeito. É através dos livros que conseguimos sair da realidade e entrar no mundo da ficção e para nós, jornalistas, os livros deve ser algo presente no nosso dia a dia, pois é graças à sua leitura que o nosso vocabulário enriquece.
Curiosidades sobre os livros:
Ainda na antiguidade, surgiu o pergaminho: uma folha feita geralmente de pele de carneiro. Os pergaminhos duravam mais que o papiro e eram melhores para escrever. O papel foi inventado na China. Mercadores árabes que iam comprar mercadorias chinesas aprenderam a técnica de fazer papel, e depois ensinaram para os europeus.
Mas foi só na idade média que os livros começaram a ficar parecidos com os que nós lemos hoje em dia. Quem fazia os livros naquela época eram os monges copistas. Osmonges copistas eram religiosos que copiavam à mão e os decoravam com muito capricho. Mas como os livros eram muito caros e raros, só os ricos e membros da igreja podiam comprá-los.
Muito tempo depois, o alemão Johann Gutenber inventou a prensa. Esta era como uma impressora, mas naquela época a prensa funcionava à mão e utilizava letras de chumbo em relevo. Com essa invenção foi possível fazer vários exemplares de um mesmo livro, a um preço acessível. Assim todo mundo poderia comprar os livros.
E você? Tem alguma paixão secreta por livros? Comente-a conosco!