Somos todos responsáveis
O bullying é um ato de violência praticado por indivíduos que apresentam comportamento inadequado. Sua motivação é promover o seu próprio caráter de poderoso, achando que sua prática lhe atribuirá status de “valentão”. Podem ter adquirido esse comportamento através do convívio familiar ou social com as pessoas mais próximas num contexto violento, que acaba transformando indivíduos em cidadãos que deprimem as demais pessoas em sua volta.
Porém, autores e testemunhas também têm consequências. Os autores podem se considerar realizados e reconhecidos pelos seus colegas pelos atos de violência e poderão levar à vida adulta o comportamento agressivo e violento. As testemunhas, silenciosas, sofrem pela sua omissão e falta de coleguismo. Muitos sentem-se culpados por toda a vida.
Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo: isso leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. Também podem praticar bullying devido ao fato de nas famílias desses indivíduos estar presente a violência.
O cyberbullying é um outro contexto que também se enquadra nesse assunto. Normalmente são promovidas por indivíduos no anonimato, afim de deprimir uma pessoa através de mensagens ou imagens pela internet. Em determinados casos, é sempre mais seguro manter sua privacidade somente às pessoas que você conhece, como seus perfis sociais e suas fotos, para que não surjam comentários inadequados.
Portanto, somos todos responsáveis. Caso conviva com a prática do bullying ou algum ente mais próximo a você o sofra, ajude-o! Não deixe que essa situação se promova ainda mais. O praticante deve ter um bom censo que essa atuação é bastante vulgar e que poderá causar grande sequelas psicológicas à vítima. Respeitar e denunciar a prática é um dos primeiros passos a um convívio social adequado.