Não é de hoje que os horários são utilizados em países que rodeiam toda a superfície da terra, onde entre eles se encontra, Brasil, que hoje está dando o fim do horário de verão que começou em outubro de 2014.
O horário de verão foi criado para a economia de energia no país, pois com a chegada de épocas quentes, ou seja, o verão, quando se concentra um número maior de eletrônicos ligados, utilizando o dobro de energia, em que é utilizado em outras épocas do ano.
O método de economia de energia é utilizado por vários países do mundo, de todos os continentes, e são utilizados em toda a parte do país, mas no Brasil a situação não é a mesma - algumas regiões do países não tem horário de verão desde 2012, por conta da extensão territorial. O horário de verão é o adiantamento de 1 (uma) hora nas regiões onde o Sol nasce e se põe mais cedo do que as regiões Norte/Nordeste que estão excluídos do horário de verão.
Hoje (21/03/2015), para a alegria de uns (estudantes) e tristeza de outros, às 00:00 (horário de verão) o Brasil não usará mais o horário de verão, então quando dá 00:00 atrase o seu relógio 1 (uma) hora, ou seja, para 23:00 horário de Brasília.
Nas regiões Norte/Nordeste não será necessário atrasar o relógio.
A diferença de fuso-horário entre Brasil e Portugal volta a ser 3 (três) horas de diferença, quando começar o horário de verão em Portugal 29/03/2015, aumentará para 4 (quatro) horas.