Olá galerinha, tenho uma notícia ruim e uma boa para dar, a primeira é que a coluna Livros e Filmes que sempre ia ao ar as quintas-feiras esta suspensa por algumas semanas e a segunda é que em seu lugar entrara uma nova coluna, Estilo Invisible. Mas por que essa mudança? Simples, depois de dez edições falando sobre os melhores livros resolvi dar uma pausa na coluna, para falarmos de outros temas e assim evitar que a coluna fica tediosa.
Mas agora você deve esta se perguntando, mas do que a coluna Estilo Invisible vai falar? Bom, a cada semana vou falar tudo sobre um determinado estilo, podendo ser emo, gótico, nerd, patricinha, maloqueiro, rockeiro, punk, hippie, tomboy e Gangasta, entre outros.
Nessa primeira edição vamos começar falando de um estilo que sempre divide opiniões, alguns apoiam e acham "normal", já outros criticam e falam que pessoas com esse estilo são "seres do mal" ou "diabólicos", vamos falar do estilo Gótico.
A cultura gótica é uma cultura que teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a musica Darkwave/Gothic Rock, Pós Punk, Ethereal Wave, a estética (visual, moda e vestuário) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados) e uma certa bagagem filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, oniilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, desde death rock, punk,renascentista e moda vitoriana essencialmente baseados no preto, em algumas vezes com adições lilás, roxo e carmesim.
Para muitos não existe uma verdadeira definição para o que é ser gótico, mas algumas caracteristicas como roupas pretas, gosto pela melancolia, tristeza, fazer saraus em cemitérios podem ajudar a definir se uma pessoa é gótica.
Algumas roupas femininas clássicas incluem corpetes, botas de cano alto, camisetas rasgadas, minissaias, meias-calças cruzadas, saias estilizadas, vestidos rodados e minivestidos. Já alguns itens masculinos clássicos são camisetas rasgadas, botas de cano longo, camisetas de bandas, calças escuras ou em estilo bondage e cintos com botões. Os cabelos góticos geralmente são escuros ou tingidos em luzes com uma cor acentuada e a pele frequentemente é pálida, assim como a palidez vampiresca dos mortos-vivos.
Muitos góticos ouvem a diversos subgêneros com a palavra "goth" no título, mas há também muitos góticos que ouvem à música eletrônica, industrial, metal e clássica. Pode-se descrever a música gótica como misteriosa, surreal ou sombria, mas também como marcante e incrivelmente popular em sua própria raiz. As bandas góticas normalmente se vestem com roupas negras, aliando-as a cabelos pretos espetados, muitas bandas foram influenciadas pela literatura gótica, pelo punk rock, pelo post-punk, pelos filmes de horror e pelo glam-rock, como o de David Bowie.
A literatura gótica costuma ser sombria e assustadora, muitos góticos têm preferências pela ficção científica ou fantasia. "Canções de Inocência e de Experiência", de William Blake e "Ariel", de Sylvia Plath são alguns clássicos da poesia gótica.
Tradicional Goth/Darkwaver O estilo mais comum e mais difundido. Veio da década de 80, com fortes traços do visual punk. Eles costumam gostar de bandas mais tradicionais da cena, visualmente remetem ao visual post-punk, com o uso de muito preto, maquiagem e penteados espetados,cabelos muito armados ou moicanos e maquiagem, eventualmente borrada. Costumam também mesclar roupas de sado-masoquismo, roupas antigas (como sobretudos, capas e vestidos longos), coturnos, roupas de couro (como jaquetas) e jóias prateadas.
Visual-Key Esse estilo, ainda pouco conhecido no Brasil, vem ganhando um numero cada vez maior de adeptos na Europa e, em menor escala, nos USA. Basicamente, inspiram-se na estética Manga dos quadrinhos e animações japonesas, usando maquiagem para que os olhos pareçam bem maiores, franja e "maria-chiquinha" nas meninas, com cabelos coloridos compostos de apliques (para que pareçam maiores), em tons de rosa, amarelo, azul, laranja e verde. Meninos com cabelos espetados para frente em tufos (as vezes apenas 3 ou 4 tufos), ou irregulares para cima como um cyber-samurai. Roupas provocantes em vinil, plástico, cromados, tecidos futuristas, ou em preto com detalhes coloridos. Saias rodadas e curtas, com meias e botas compridas, e um certo ar infantil. Muitos detalhes em letras japonesas ou luzes, textos e imagens que piscam, brilham ou algumas vezes se comportam como Outdoors.
Deathrocker O deathrock é a parte da música darkwave mais ligada ao punk. Por conta disso seus fãs mais ardorosos tendem a parecer punks, mas com uma roupagem mais sombria e sinistra. Roupas rasgadas, cabelos moicanos, brincos, coturnos e outras coisas do guarda-roupa punk. É muito fácil confundir um deathrocker com um punk, a primeira vista. Também possuem uma forte preferência por filmes de terror, sobretudo aqueles de baixa produção.
Ultra-Romântico Profundamente identificados com poetas malditos do final do séc. XIX e apaixonados pela tragédia romântica. Usam muita renda, crepes de seda, veludo, golas e mangas com babados, saias longas, vestidos compridos, espartilhos e decotes que valorizam os seios. Entre os homens usa-se blusas também de golas e mangas com babados ou cadarços, renda, muitas vezes de cores claras, calças pretas, às vezes coletes, sobretudos ou capangas, sapatos pseudo-sociais ou botas são muito usados.Os mais ousados ostentam um certo aspecto vampiresco ou demoníaco, eventualmente composto com lentes de contato, caninos, pele empalidecida com maquiagem e anéis que simulam garras.
Cyber-gothic Enquanto uns suspiram pelo passado estes sonham com um futuro caótico, uma cultura cyber-punk, onde "a informação deseja ser livre". O som é eletrônico, em suas variadas ramificações. O tema é a integração perfeita entre homem/máquina em um só, suas roupas são bem diferentes das roupas do gótico tradicional, com cores fluorescentes, néon, misturados com alguma coisa escura. Seu vestiário usa e abusa de temáticas futuristas, pegando idéias até mesmo dos filmes de ficção cientifica. Os cabelos são futuristas nas cores e formatos, espetados, raspados em baixo, cortes irregulares e cores gritantes, passando pelo branco e o azul. Já a maquiagem pode ser inspirada no filme Blade Runner, ou simular traços e pinturas de guerra, porém com cores florescentes que brilham no escuro.
Divas Curiosamente este estilo não esta associado a nenhum subgênero musical específico. Divas, não são delicadamente perfeitas como aquelas antigas, ao invés, transmitem um certo ar de agressividade (superioridade). São "altas" geralmente com plataformas surpreendentemente grandes, e cabelos bem compridos que são indiscutivelmente seu maior orgulho. Os penteados variam entre dreadlocks, tranças, armados ou com "maria-chiquinha", e as cores extravagantes são fundamentais. As roupas incluem corseletes, peças com arames de sustentação, vinil, couro e muitos acessórios como pulseiras, cordões, adereços de cabelo, luvas, etc. A maquiagem é muito carregada e com motivos diversos, podendo destacar dentre eles o egípcio como sendo um dos mais explorados. Atualmente esse estilo, que sempre pertenceu às mulheres, passou a ser adotado por alguns homens, em Londres, aonde chega até a ser comum, mesmo que em outras cidades da Europa, nem tanto. Não há quase diferença dos Divas para as Divas, e o visual é composto no mesmo modelo, tendo como resultado final verdadeiras Drag-Queens góticas.
Rivethead Esse grupo é composto por fãs de música industrial. Os rivet, em geral, tendem a rejeitar a cena gótica, não gostando muito da sua associação com a mesma. Seu estilo visual se pauta em roupas com aspecto mais futurista, como sobretudos no estilo do filme Matrix e adereços militares/metalizados. Seus penteados tendem a refletir um estilo mais direto, reto, sem muitos detalhes. Dentro do seu visual adota vestimentas como uniformes, luvas, máscaras industriais etc.
Kinder Goth ou Baby Goth São pessoas, em geral adolescentes, que estão descobrindo a cena. Muitas vezes discriminados pela pressão dos pais e dos colegas, acabam muitas vezes sendo chamados de paga-paus e coisas do tipo. Muitos góticos passam por esse estágio antes de entrarem de cabeça na cena. As suas roupas tendem a mostrar um estilo mais voltado ao metal, que é menos extravagante e chamativo. Muitos góticos costumam se referir a essas pessoas como “wannabes”, pela sua postura e por acharem a si mesmos de góticos, mesmo sem pertencer a cena, de fato.
Victorian Goth Esse tipo surgiu quando os góticos passaram a procurar referência no visual vitoriano. Inspirados em filmes e em livros de romances góticos, vestem roupas como vestidos longos e rendados, luvas, corsets, ternos, casacas, chapéus, bengalas e outros acessórios tipicamente vitorianos.
UberGoth Os Uber são aqueles que produzem um visual nos mínimos detalhes. Vestem-se dos pés à cabeça, com muitos acessórios, roupas, maquiagem, tudo para mostrar que visual e estilo andam sempre de mãos dadas. Em geral tendem a possuir o visual mais requintado e mais bem elaborado dentro da cena.
Medieval Goth Esse tipo veio com o advento da música medieval dentro da cena darkwave e com a adoção do termo histórico do gótico. Essas pessoas possuem um senso de história muito grande e adotam esse conhecimento no seu visual. Roupas simples, vestidos e pouca maquiagem fazem do estilo medieval uma faceta um tanto quanto “fora’ dos outros estilos. Procuram sempre por histórias do período medieval e renascentista. Em termos gerais têm por medieval algumas revisitações do estilo renascentista.
Fetish Goth Em geral a temática abordada por esse tipo é sempre ligado ao sado-masoquismo. Roupas de couro ou de vinil, correntes, algemas e tudo aquilo que se pode imaginar dentro desse tema. Sonoramente tendem a gostar de algo mais eletrônico, como Depeche Mode. Esse estilo está mais ligado a um comportamento sexual do que um comportamento musical propriamente dito. Esse estilo também abusa do nível de sensualidade, muitas vezes até mesmo provocante.
Nossa primeira promoção será valendo o emblema da coluna e NightPoints! Para participar você deverá comentar a sua opinião sobre o estilo gótico, os três comentários mais originais e criativos (não vale usar o google), levarão o emblema + 10 NightPoints.
Mas para a sua participação ser valida você deverá no final do comentário nos dizer qual estilo você quer ver na próxima semana na coluna. Para isso você usara uma das seguintes hashtags #emo, #nerd, #patricinha, #maloqueiro, #rockeiro, #punk, #hippie, #Camboy, #tomboy ou #Gangasta.
Ou seja ,você só poderá ganhar se no final do seu comentário estiver umas das hashtags acima. Boa sorte;)
Obs.: Os ganhadores da décima edição da coluna Livros e Filmes foram; sandynhalinda02, @SA=MU-EL , jhonnydid e Babiih.Kx. O emblema e os nightpoints serão entregues em breve.
O que achou da nova coluna? Gostou da primeira edição? Comente!