Olá galerinha, tudo bem com vocês?? Espero que sim... Então, nessa décima segunda edição da coluna Livros e Filmes, vamos falar de um livro queridinho por muitos. Vamos falar do livro Cidades de papel, escrito por John Green e publicado em 16 de outubro de 2008 pela Dutton Books. Mas no Brasil a obra foi publicada apenas em 2013, pela Editora Intrínseca. Em 2015 o romance recebeu uma adaptação para os cinemas, que recebeu o mesmo nome.
Cidades de Papel é o quarto livro do escritor John Green, e o segundo a ser adaptado para o cinema. Nat Wolf, que participou do longa “A culpa é das estrelas”, volta com o papel principal como Quentin, um garoto inteligente e certinho que não tem muitos planos para o futuro a não ser o básico: ir para a faculdade, casar e ter filhos. Seu amor de infância, Margo, interpretada pela modelo Cara Delavigne, é o oposto. Aventureira, misteriosa e sedenta pela vida e por descobrir quem ela mesma é.
Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha de escola Margo Roth Spielgeman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. Ele, um pouco relutante, aceita. Assim, eles partem para a madrugada de Orlando. Entre as vinganças, que se motivaram pela traição do ex-namorado de Margo com uma de suas melhores amigas, eles tiram uma foto do mesmo pelado, cobrem o carro com filme plástico de outra amiga de Margo, Lacy, por supostamente saber de tudo e não ter contado a ela e depilam uma sombrancelha de um outro amigo dela, por ele realmente saber e não ter dito nada. Depois de todas as aventuras, Margo e Q vão para o prédio mais alto de Orlando, o lugar favorito dela para pensar. Margo fala que tudo é como uma cidade de papel, uma cidade supostamente falsa.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada, e que ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, ele inicia uma jornada com seus melhores amigos, em busca de Margo. Porém, quando ele finalmente a encontra, percebe que ela nunca foi a garota, o mito que ele pensava conhecer. Ela existia, porém ninguém a conhecia de verdade, nem ela própria. Ela era como uma cidade de papel.
Trechos Marcantes
"Mas as coisas vão acontecendo… as pessoas se vão, ou deixam de nos amar, ou não nos entendem, ou nós não as entendemos… E nós perdemos, erramos, magoamos uns aos outros. E o navio começa a rachar em determinados lugares. E então, quando o navio racha, o final é inevitável. (…) Mas ainda há um momento entre o momento em que as rachaduras começam a se abrir e o momento em que nós rompemos por completo. E é nesse intervalo que conseguimos enxergar uns aos outros. "
“A gente ia ser feliz, a gente ia ser um do outro, a gente ia .. ia… ia… E não foi.”
“E então você me surpreender. Para mim, você tinha sido apenas um garoto de papel por todos aqueles anos: um personagem de duas dimensões no papel e uma pessoa de duas dimensões na vida real, mas ainda assim sem profundidade. Só que, naquela noite, você se provou uma pessoa de verdade. E acabou sendo tudo tão estranho, divertido e mágico que, assim que voltei para meu quarto, senti saudade de você.”
“Os dedos dela eram do tipo que qualquer um gostaria de entrelaçar aos seus.”
“Fico de pé no estacionamento, me dando conta de que nunca estive tão longe de casa, e aqui está a menina que amo, mas que não posso seguir. Espero que seja esta a provação do herói, porque não ir atrás dela é a coisa mais difícil que já tive que fazer.”
“- De perto tudo é mais feio. – disse ela.
Filme
Fontes: https://decaranasletras.blogspot.com.br/
https://isabelafreitas.com.br/2014/03/10/as-melhores-frases-do-livro-cidades-de-papel/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidades_de_Papel_(filme)
Primeiro vamos aos ganhadores da promoção da semana passada, os melhores comentários que levaram 15 NightPoints + o emblema da coluna, são;
@SA=MU-EL / Nightbook / Megos
Crítico Literário&Cinematográfico! Livros e Filmes!
Para participar da segunda promoção você deverá apenas comentar uma frase que tenha relação com o Livro/Filme Cidades de Papel, a frase pode ser uma critica, um elogio, uma observação... pode ser o que você quiser, apenas precisa ter relação com o livro.
As três melhores frases levarão 15 NightPoints + Emblema da coluna.
Deixe sua opinião e frase do quiz logo abaixo, e se quiser, deixe
sugestões para a próxima coluna!