Belém (fundada em 12 de Janeiro de 1616) é um município brasileiro e a capital do Pará, a mesma se localiza na Região Norte juntamente com seis outros estados, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. Com mais de 1.439.561 de habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte e a décima-primeira do Brasil. Possuindo um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios do norte brasileiro. Nas últimas duas décadas, vem se verticalizando a partir das áreas mais altas e mais valorizadas, devido novas tendências na construção civil local e o plano de valorização do espaço da cidade originada na década de 40 na Avenida Presidente Vargas. Têm se verificado: o aumento das densidades construídas e a elevação acentuada da altura dos edifícios; novas modalidades de seletividade social, caracterizadas por arrojados projetos arquitetônicos; a incorporação de sofisticados equipamentos de lazer na área condominial; os altos preços dos imóveis. Parece estar se delineando, uma tendência à segregação sócio-espacial para segmentos sociais de alta classe e de alta classe média.
Data do evento: 12/01/2016 (Terça-feira)
Prêmio: 20 Câmbios
Horário: 19:00 BR / 21:00 Horas PT
A região onde encontra-se a cidade de Belém, foi em meados do século XVIII (18), um pequeno vilarejo que serviu de lugar para os índios xurucus. A implantação do
núcleo do município remota ao contexto da conquista da foz do Rio Amazonas, por forças luso-espanholas, ná época da Dinastia Filipina, sob o comando do capitão Francisco Castelo Caldeuira Castelo Branco, que em 12 de Janeiro de 1616 fundou o Forte do Presépio. A povoação que se formou ao seu redor, foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi denominada sucessivamente por: Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e até a atual Belém, se tornando a primeira capital da Amazônia.
O apogeu foi entre 1890 e 1920, quando a cidade contava com tecnologias que as cidades do sul e sudeste brasileiros ainda não possuíam, como por exemplo: Cinema Olympia (o mais antigo do Brasil em funcionamento) considerado um dos mais luxuosos e modernos da época (inaugurado em 21 de abril de 1912 auge do cinema mudo); Teatro da Paz, considerado um dos mais belos do Brasil, inspirado no Teatro Scala de Milão; Mercado Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina; Palácio Antônio Lemos; Praça Batista Campos e vários outros.
A denominação "cabanagem" remete ao tipo de habitação da população pobre ribeirinha, formada principalmente por mestiços, escravos livres e índios. Embora a elite fazendeira tivessem moradias melhores, sentia a falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.
A guerra durou cerca de cinco anos e provocou a morte de mais de 40 000 pessoas (30% da população do Grão-Pará), tribos inteiras foram exterminadas, visto como exemplo a tribo mura.
A Basílica de Nazaré é a única basílica da Amazônia Brasileira - sua história e simbolismo religioso exercem uma profunda influência no imaginário religioso paraense - elevada no dia 31 de maio de 2006 à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano, passou a denominar-se Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
O Mercado Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará, estando localizada na Avenida Boulevard Castilho Franca, Cidade Velha, às margens da baía do Guajará. Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.
O ver-o-peso vende de tudo: verduras e frutas variadíssimas, farinhas de todos os tipos, camarões e peixes secos, artesanato, remédios naturais, ervas e mandingas, animais vivos e mortos, temperos típicos como o tucupi, feijões, favas e grãos e etc.
A Feira de Ver-o-Peso, na capital paraense, reúne personagens carismáticos, entre eles destaca-se a erveira Bernadeth Costa (com 64 anos) mais conhecida pelo apelido carinhoso de "Beth Cheirosinha". Há 48 anos, a profissional trabalha com porções de cura e garante o sucesso dos "remédios"
O carro chefe da barraca de Beth é sem dúvidas o "Atrativo do Amor". A poção é produzida com as ervas carrapatinho, agarradinho, chega-te a mim, chora nos teus pés, pega e não me larga, faz querer quem não te quer e queira ou não queira tem que me querer. "Todas as plantas são da região paraense, de municípios como Barcarena, Mosqueiro e Icoaraci. Faço poções para acalmar, agarrar, segurar, chamar, descarrego e para cura de alguma doença", falou em uma entrevista.
O Mangal das Garças, inaugurado em 12 de janeiro de 2005, está localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico de Belém do Pará, no entorno do Arsenal da Marinha. O parque ecológico é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense. As matas de várzea, os animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas estão presentes no espaço.
Tacacá é uma iguaria da região amazônica brasileira, em particular do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Rondônia . É preparado com um caldo fino e bem temperado geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi.
Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária Amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.