Fazer pedido
Presença
18
Twitter
Quarto do locutor
0
Belém, 400 anos de história
Minha Belém, nossa Belém...
Postado por AutoNight em 06/01/2016 às 20:29 e revisado por -.Tumblr- - 1237 visualizações

Belém (fundada em 12 de Janeiro de 1616) é um município brasileiro e a capital do Pará, a mesma se localiza na Região Norte juntamente com seis outros estados, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. Com mais de 1.439.561 de habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte e a décima-primeira do Brasil. Possuindo um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios do norte brasileiro. Nas últimas duas décadas, vem se verticalizando a partir das áreas mais altas e mais valorizadas, devido novas tendências na construção civil local e o plano de valorização do espaço da cidade originada na década de 40 na Avenida Presidente Vargas. Têm se verificado: o aumento das densidades construídas e a elevação acentuada da altura dos edifícios; novas modalidades de seletividade social, caracterizadas por arrojados projetos arquitetônicos; a incorporação de sofisticados equipamentos de lazer na área condominial; os altos preços dos imóveis. Parece estar se delineando, uma tendência à segregação sócio-espacial para segmentos sociais de alta classe e de alta classe média.

Informações:

 Data do evento: 12/01/2016 (Terça-feira)

Prêmio: 20 Câmbios

 Horário: 19:00 BR / 21:00 Horas PT 

História:

A região onde encontra-se a cidade de Belém, foi em meados do século XVIII (18), um pequeno vilarejo que serviu de lugar para os índios xurucus. A implantação do 

núcleo do município remota ao contexto da conquista da foz do Rio Amazonas, por forças luso-espanholas, ná época da Dinastia Filipina, sob o comando do capitão Francisco Castelo Caldeuira Castelo Branco, que em 12 de Janeiro de 1616 fundou o Forte do Presépio. A povoação que se formou ao seu redor, foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi denominada sucessivamente por: Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e até a atual Belém, se tornando a primeira capital da Amazônia.

 Durante o ciclo da borracha, Belém foi considerada uma das cidades brasileiras mais desenvolvidas, não só por sua posição estratégica - próximo ao litoral - mas também porque sediava um maior número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições. 

 O apogeu foi entre 1890 e 1920, quando a cidade contava com tecnologias que as cidades do sul e sudeste brasileiros ainda não possuíam, como por exemplo: Cinema Olympia (o mais antigo do Brasil em funcionamento) considerado um dos mais luxuosos e modernos da época (inaugurado em 21 de abril de 1912 auge do cinema mudo); Teatro da Paz, considerado um dos mais belos do Brasil, inspirado no Teatro Scala de Milão; Mercado Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina; Palácio Antônio Lemos; Praça Batista Campos e vários outros.

 A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Império do Brasil, na então província do Grão-Pará, estendendo-se de janeiro de 1835 a 1840, durante o período regencial brasileiro. Marcado por um cenário de pobreza extrema, fome e doenças, o conflito existiu muito devido à irrelevância política à qual a província foi relegada ao Príncipe Regente após a Independência do Brasil. Dado o seu saldo de mortos exorbitante, a Cabanagem é um dos maiores conflitos já ocorridos na história do país.

 A denominação "cabanagem" remete ao tipo de habitação da população pobre ribeirinha, formada principalmente por mestiços, escravos livres e índios. Embora a elite fazendeira tivessem moradias melhores, sentia a falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.

A guerra durou cerca de cinco anos e provocou a morte de mais de 40 000 pessoas (30% da população do Grão-Pará), tribos inteiras foram exterminadas, visto como exemplo a tribo mura.

 

Principais pontos turísticos:

 A Basílica de Nazaré é a única basílica da Amazônia Brasileira - sua história e simbolismo religioso exercem uma profunda influência no imaginário religioso paraense - elevada no dia 31 de maio de 2006 à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano, passou a denominar-se Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

 O Mercado Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará, estando localizada na Avenida Boulevard Castilho Franca, Cidade Velha, às margens da baía do Guajará. Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.

 O ver-o-peso vende de tudo: verduras e frutas variadíssimas, farinhas de todos os tipos, camarões e peixes secos, artesanato, remédios naturais, ervas e mandingas, animais vivos e mortos, temperos típicos como o tucupi, feijões, favas e grãos e etc.

 A Feira de Ver-o-Peso, na capital paraense, reúne personagens carismáticos, entre eles destaca-se a erveira Bernadeth Costa (com 64 anos) mais conhecida pelo apelido carinhoso de "Beth Cheirosinha". Há 48 anos, a profissional trabalha com porções de cura e garante o sucesso dos "remédios" 

 O carro chefe da barraca de Beth é sem dúvidas o "Atrativo do Amor". A poção é produzida com as ervas carrapatinho, agarradinho, chega-te a mim, chora nos teus pés, pega e não me larga, faz querer quem não te quer e queira ou não queira tem que me querer. "Todas as plantas são da região paraense, de municípios como Barcarena, Mosqueiro e Icoaraci. Faço poções para acalmar, agarrar, segurar, chamar, descarrego e para cura de alguma doença", falou em uma entrevista.

 A Estação das Docas é um complexo turístico da cidade de Belém no estado brasileiro do Pará. Anteriormente parte do Porto de Belém, foi inaugurado como complexo turístico em 13 de maio de 2000, antes esta área tinha altos índices de criminalidade e prostituição, atualmente tornou-se um ponto de lazer para elite paraense.

 O Mangal das Garças, inaugurado em 12 de janeiro de 2005, está localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico de Belém do Pará, no entorno do Arsenal da Marinha. O parque ecológico é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense. As matas de várzea, os animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas estão presentes no espaço. 

Culinária:

 O açaí  é uma palmeira que produz um fruto bacáceo de cor roxa muito utilizado na confecção de refrescos. O açaí é um alimento muito importante na dieta dos nortistas do Brasil, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa. Os estados do Pará e Amazonas, no Brasil, são os maiores produtores da fruta, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial. O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, sendo apreciada em várias regiões do Brasil e do mundo.

 Tacacá é uma iguaria da região amazônica brasileira, em particular do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Rondônia . É preparado com um caldo fino e bem temperado geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi. 

 A maniçoba é um dos pratos da culinária brasileira, de origem indígena. O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca (Manihot esculenta Crantz) moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana (para que se retire da planta o acido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados.

 Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária Amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.

 

Hino de Belém:

Sobre o verde berço da floresta
Onde brota fauna e flora tão vibrante
Nasceste tu, minha Belém
Entre o leve alento dos igarapés
E agrados de rios afluentes.
 
Junto aos pés do Fortim do Presépio
Naquela distante Feliz Lusitânia
Entre índios, brancos e negros
Gerou-se o forte gen do teu povo
Essência do sangue cabano.
 
Cidade morena do cheiro-cheiroso
És o elo entre o rio e a floresta
Solo fértil que arde imenso saber
Círio e fé na alma do teu povo
Vale Ver-o-Peso em festa.
 
És o portal da Amazônia
A Cidade das Mangueiras
Na Bandeira Nacional
Brilhas Belém, na primeira estrela.
 
 
A HabboNight deseja a Belém do Pará, um feliz aniversário e que venham outros 400 anos de história dessa linda cidade que nos encantam com a sua rica natureza e beleza!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Minha terra querida, tenho orgulho de ser paraense e foi um prazer fazer essa homenagem a minha cidade! Com seu carimbó, alegria e etc [s2]
Responder
Bete44 - há 10 anos
#OrgulhoDeSerParaense
Responder
brunno-2011 - há 10 anos
mora aonde bete?
Responder
lacost-vini... - há 10 anos
Eu moro no coqueiro
Responder
brunno-2011 - há 10 anos
400 anos?! Uau! Parabéns a essa cidade incrível e maravilhosa! Vida longa a Belém!
Responder
Hoody - há 10 anos
E o emblema, cadê?
Responder
SpriteZer0 - há 10 anos
ÉÉÉ cade emblema que coisa POBREEEEE. Parabéns a Belém e a todos que fazem parte.
Responder
MegaMarcony - há 10 anos
Belem do pará [s2] #OrgulhoDeSerParaense
Responder
brunno-2011 - há 10 anos
Parabéns a Belém,essa cidade maravilhosa e de lugares incríveis.Bem que poderia ter um emblema e alguma atividade relacionada aos 400 anos dessa cidade.
Responder
::AZKABAN:: - há 10 anos
Nem sou daqui, mas quero parabenizar pela notícia. É NOZES SEUS PAPA-XIBÉ
Responder
.Tinoh - há 10 anos
Tu é paraense seu mentiroso
Responder
brunno-2011 - há 10 anos
Linda cidade, maravilhosa, quero ter algum dia oportunidade de conhecê-la.
Responder
SirSOBRENATURAL - há 10 anos
Viva Belém! =)
Responder
JohnnyJames - há 10 anos
Minha grande Belém,Cidade linda e carinhosa! Eu moro no interior (Igarapé-Miri) mais dou mó valor de da uma passeada em Belém! [love] #OrgulhoDeSer[color=red]Paraense[/color
Responder
Doc-Foco - há 10 anos
Caramba ! Eu vou participar do evento , tenho mts amigos Paraenses .
Responder
Dj-MegaOver - há 10 anos
Sou de Braçança-PA
e sempre vou a Belém, e é mto legal
Responder
MisterrenaBoy - há 10 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
2
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-5180B38
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!