Olá galerinha, olha só quem está voltando, isso mesmo, a coluna Estilo Invisible. Porém agora de um jeito diferente, pois agora vamos falar sobre a cultura e estilo de vida de cada estado brasileiro. Como será que são os gaúchos, os cariocas, os mineiros, os amazonas... hum, bora descobrir!
Rio Grande do Sul
A cultura gaúcha nasceu na fronteira entre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil. Os primeiros colonos gaúchos viviam baseados na pecuária. O gaúcho era mestiço de índio, português e espanhol e também africano, e a sua cultura foi bastante influenciada pela cultura dos índios guaranis, charruas e pelos colonos hispânicos.
Semana Farroupilha
Um dos principais eventos do estado do Rio Grande do Sul é a Semana Farroupilha. Uma festa da cultura gaúcha imperdível. A comemoração acontece no mês de setembro, entre os dias 14 e 20. Nestes dias, moradores e turistas podem ver várias homenagens que são feitas para os líderes da Revolução Farroupilha.
É uma festa feita para lembrar da Revolução Farroupilha, aquela que foi a mais longa da história do nosso país. Fora quase 10 anos, que os guerrilheiros lutavam por liberdade, igualdade e humanidade.
Durante uma semana de festa os gaúchos saem as ruas para comemorar e a principal bebida é o chimarrão. O evento é feito com shows e desfiles, em que a roupa típica gaúcha é o traje oficial, as mulheres com vestido de prenda e os homens com a bombacha, guaiaca, chapéu, lenço.
O Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior número de municípios, atrás de Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, são 497 cidades gaúchas.
Os municípios mais populosos do Rio Grande do Sul são, por ordem: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Passo Fundo.
Porto Alegre é a décima capital mais populosa do Brasil (1.413.094 habitantes), mas a sua região metropolitana é a quarta maior ( 3.718.778 habitantes).
Os habitantes do Rio Grande do Sul são chamados de riograndenses-do-sul, su-riograndenses e gaúchos. Mas gaúchos também são os homens dos pampas argentinos e uruguaios. Segundo a Wikipédia, a palavra gaúcho veio do espanhol e significa “valente, nobre, generoso”.
A população do Rio Grande do Sul é formada por descendentes de indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, alemães, italianos e poloneses. Ainda é possível encontrar falantes de dialetos italianos e alemães no estado, especialmente na região da Serra Gaúcha.
O estado brasileiro que mais elegeu presidentes da República direta ou indiretamente foi o Rio Grande do Sul. Foram, no total sete presidentes: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e Dilma Roussef. João Goulart assumiu o cargo, como vice-presidente, com a renúncia de Jânio Quadros. Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Dilma Roussef viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul.
Existem na região de Porto Alegre vestígios de ocupação humana com cerca de 11 mil anos de idade.
Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil.
A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil e a segunda maior da América Latina.
A rodovia mais ao sul do Brasil é a gaúcha RS-699.
Os pampas ocupam 66% da área do estado do Rio Grande do Sul.
A cidade gaúcha de Caxias do Sul é o segundo polo metal-mecânico do país e um dos maiores da América Latina. Possui o 34º maior PIB do Brasil.
O principal evento do Rio Grande do Sul é a Semana Farroupilha, em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. A Semana Farroupilha é comemorada entre 14 e 20 de setembro.
Você já ouviu falar na Paleorrota? Pois a Paleorrota é uma área de geoturismo situado no centro do Rio Grande do Sul. É rica em fósseis com idade entre 210 e 290 milhões de anos. Nela, foram encontrados fósseis de guaibassauros (em homenagem à cidade de Guaíba), rincossauros, estauricossauros e outras espécies de dinos.
Os brasileiros normalmente associam a Serra Gaúcha às cidades de Gramado, Canela, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Ela, porém, é muito maior. Além dessas cidades, fazem parte da Serra: Nova Bassano, São Francisco de Paula, Farroupilha, Veranópolis, Flores da Cunha, Dois Lajeados, Garibaldi e Serafina Corrêa, além de outras.
O maior polo turístico do Rio Grande do Sul é a cidade de Gramado. Ela atrai todos os anos milhares de turistas ávidos por conhecer o Mini Mundo (parque com réplicas em miniatura de diversas construções famosas), o parque Knorr e o Museu do Chocolate. Gramado também é conhecida pelo Gramado Aleluia (evento realizado durante a Páscoa), o Natal Luz (que ocorre no final do ano) e o Festival de Cinema de Gramado.
Uma das mais antigas festas populares do Rio Grande do Sul – e talvez do Brasil – é a Festa Nacional da Uva, realizada em Caxias do Sul. Sua origem remonta ao ano de 1931 (embora alguns afirmem ter se iniciado como um evento agrícola no século XIX). Os pontos altos da festa são o desfile de carros alegóricos e a eleição da rainha da Festa da Uva. Os temas mudam todos os anos, mas normalmente fazem referência à imigração europeia ou à uva.
A população da cidade de Santana do Livramento, na divisa com o Uruguai costuma falar com seus vizinhos da fronteiriça Rivera uma mistura de português e espanhol chamada de portunhol ou portunhol riverense. As pessoas costumam atravessar a fronteira para fazer compras, trabalhar, namorar e até dar à luz. Santana do Livramento e Rivera são cidades distintas de países diferentes, mas que funcionam como uma única comunidade.
Nossa primeira promoção será valendo o emblema da coluna e NightPoints! Para participar você deverá comentar a sua opinião sobre o estado do Rio Grande do Sul, os três comentários mais originais e criativos (não vale usar o google), levarão o emblema + 10 NightPoints.
Mas para a sua participação ser valida você deverá no final do comentário nos dizer qual estado você quer ver na próxima semana na coluna. Para isso você usara uma das seguintes hashtags #SantaCatarina, #Paraná, #SãoPaulo, #RioDeJaneiro, #MinasGerais, #RioGrandeDoNorte, #MatoGrosso, #MatoGrossoDoSul, #Bahia, #Ceará, #Acre, #Alagoas, #DistritoFederal, #EspíritoSanto, #Goiás, #Maranhão, #Pará, #Paraíba, #Pernambuco, #Piauí, #Rondônia, #Roraima, #Sergipe e #Tocantins.
Ou seja ,você só poderá ganhar se no final do seu comentário estiver umas das hashtags acima. Boa sorte;)
O que achou da nova coluna? Gostou da "primeira" edição? Comente!