Assim como os movimentos "Outubro Rosa" na qual o mês é dedicado para o câncer de mama e o "Novembro Azul" para o câncer de próstata, criou-se o Maio Amarelo! Esse movimento é de âmbito internacional e visa a conscientização na redução de acidentes no trânsito além de promover a paz e a segurança sejam em quaisquer situações.
A ONU, no dia 11 de Maio de 2011, decretou entre os anos de 2011 à 2020 ser a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, por isso o mês de Maio foi escolhido para essa campanha, tendo em vista a redução de pelo menos 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. A escolha pela cor amarela é determinada por ser a cor de advertência e atenção, nas sinalizações, para tanto usa-se um fitilho amarelo.
Falando de números, são mais de 3 mil mortes ao dia, causadas por acidentes no trânsito, no mundo inteiro. Em 2009, aproximadamente 1,3 milhão de mortes no trânsito foram confirmadas em 178 países e aproximadamente 50 milhões dos sobreviventes de algum acidente, ficaram com sequelas. O nosso país, Brasil, encontra-se em quinto lugar nas mortes ao trânsito, perdendo somente para a Índia, China, Estados Unidos da América e Rússia. Um número alarmente e assustador, não acha? Vários governos, empresas, ONGs, entidades, associações, instituições, etc., se unem para promover ações de conscientização e realizam debates sobre o assunto.
Seja a pé, de bicicleta, moto, passageiro ou motorista, você pode fazer a diferença e proteger você e ao seu próximo! Nós fazemos parte do problema, mas temos a solução em nossas mãos. Respeite as leis e regras de trânsito; faça de tudo para um trânsito mais seguro; sempre quando houver, atravesse na faixa de pedestre; use cinto de segurança e outros artigos de proteção como capacetes, joelheiras, cotoveleiras, etc.; não dirija depois de consumir bebida alcóolica; use o celular somente quando estiver parado; dentre outras várias formas de seguranças. Seja a mudança para um trânsito mais seguro!
Fonte: MaioAmarelo
O que você faz para um trânsito mais seguro? Comente e avalie a notícia!