A França tem sido alvo de ataques terroristas durante os últimos meses: o de 7 de janeiro de 2015 no qual foi o ataque à redação do jornal “Charlie Hebdo” e os atentados de 13 de novembro do ano passado . O primeiro deixou 12 mortos e o segundo com 130 mortes. E no dia de hoje (14/07) mais um atentado na França aconteceu.
No sul da França, na cidade de Nice, as pessoas estavam comemorando o feriado da Tomada de Bastilha quando um caminhão atropelou a multidão que enchia uma avenida durante a queima de fogos às 23 horas (horário local). Ao mesmo tempo em que o motorista atropelava diversas pessoas (fazendo zingue-zague com o caminhão para atropelar ainda mais pessoas) ele também abriu fogo contra as pessoas presentes no local. Com a chegada de policiais, o motorista foi morto à tiros.
Até o momento o número de vitimas desse atentado foi de 80 mortos, tendo muitos em estado grave e acredita-se que a participação do ataque foi de somente uma pessoa (o motorista teria agido sozinho). O prefeito de Nice pediu que a população permanecessem em suas casas: "Caros moradores de Nice, o motorista de um caminhão parece ter feito dezenas de mortos. Mantenham-se em seus domicílios. Mais informações em alguns minutos”.
O terror foi instantâneo. E em tanto terror, as pessoas boas aparecem para ajudar. Existem informações que após o inicio do atentado taxistas presentes no local (e até mesmo alguns taxistas que foram para lá depois) ajudaram gratuitamente a retirar as pessoas que estavam no atentado.
Os moradores de Nice e as autoridades locais também fizeram sua parte iniciando uma campanha de solidariedade pelas redes sociais no qual tinha como proposito dizer “Portas Abertas em Nice” para que todos aqueles que estivessem nas ruas encontrassem um refugio seguro após o atentado (usando a hashtag “#PortesOuvertesNice”).
Neste momento de terror (que mesmo nós estando tão longe sofremos juntos) devemos nos unir para que possamos passar por isso juntos e deixarmos para trás essas terríveis lembranças. Milhares de postagens foram feitas com a hashtag #PrayForNice com mensagens de solidariedade e imagens do massacre ocorrido.