Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP - Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Alguns destaques em 2015 foram a iluminação de monumentos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE. Também foram feitas ações de rua, como caminhadas, passeios ciclísticos, motonautas e abordagens em locais públicas em cidades.
O suicídio para muitas pessoas é a saída mais fácil para se enfrentar problemas que parecem que nunca iram ser resolvidos, pode ser também um meio no qual traga a sensação de alivio mais rápida, pensar na morte para muitos pode ser o caminho mais rápido para a “paz”. Centenas de pessoas se suicidam a cada mês, o fato de não ser “aceito” pode devastar uma pessoa, muitos acham isso uma bobeira e que são pessoas de mentes fracas, mas se analisarmos cada momento de sua vida ira perceber que não é fácil enfrentar, bullying, assédio, agressões, desrespeito, etc. Tudo isso acumulado dentro de si, uma hora explode. Por isso quando você achar que alguém esta agindo estranho, distante da realidade, ajude ou fale com uma pessoa especializada nesse assunto ou com seus professores, diretores, seus pais ou ate mesmo os pais da pessoa. Não deixe ela se entregar facilmente, ajude ela a lutar pela sua vida.
Nós da HabboNight desejamos a todos que estão passando por esse momento difícil muita força e deixamos nossos parabéns para quem luta por essa causa!
Deixe sua opinião sobre esse acontecimento e avalie a notícia!