O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional. A celebração de Finados é bastante importante para algumas religiões, principalmente para a Igreja Católica, que considera esta data como um momento especial de homenagem a todos os entes queridos que já morreram. Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos.
A religião protestante não reconhece o feriado do Dia de Finados como uma celebração pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar ou homenagear.
Em inglês, o Dia de Finados é traduzido para All Soul's Day ("Dia de Todas as Almas", na tradução literal para o português). O Dia de Finados é antecedido pelo Dia de Todos os Santos (1º de novembro), outra data que se dedica a homenagear a alma de todas as “pessoas santas” e mártires anônimos ao redor do mundo.
Desde o século XII o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro. E, desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já obrigavam aos cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem pelos que já faleceram e que não era lembrados. No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas. A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicadas a todos os que faleceram. O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.
No México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz no dia, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído à esta data, por animação e alegria. As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como "El Día de los Muertos", e é caracterizada por ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.
"Meu Deus, que no Teu Reino
Quem parte antes de mim
Encontre a paz na Tua eternidade
E bondade sem fim.
E para quem fica,
Que não falte o conforto
De saber que um dia
Nos Teus braços há de se encontrar.
Que hoje nossos corações
Se encham de amor e alegria
Ao recordar aqueles que já partiram,
Mas que pela Tua glória
Continuam vivendo.
Pois quem em Ti acredita, Senhor,
Jamais morre! Amém!"
O Dia dos Finados é uma data que não pode ser levada na brincadeira. Porque, afinal, é um assunto sério. Se, você está lendo isso, é porque não morreu ainda. Mas, você vai. Isso acontece. Nascemos, crescemos, aprendemos, vivemos, morremos. Você já perdeu algum ente querido? Um amigo? Ou até mesmo um animal de estimação muito amado? A promoção será essa! Você deverá fazer um texto no qual retrata o seu amor por essa pessoa querida.
Será avaliado ortografia, a forma como você conduz o tema (por exemplo: você pode ir além de retratar o seu amor. Você pode mostrar como foi a sua dor, como você a superou e muitas outras coisas. Lembrando que, o texto tem que ir caminhando para cada parte que você quiser apresentar).
Após digitar tudo (usando e abusando da sua criatividade sem fugir da verdade) e corrigir todos os erros, envie no formulário disponibilizado abaixo até 06/11 as 23:59.
5 câmbios + 15 NP'S + 15 abóboras + Emblema de participação.
10 NP's + 10 abóboras + Emblema de participação.
5 NP's + Emblema de participação.
Nas encruzilhadas da vida, saudade é o que fica em todos os quatro caminhos
Nós da HabboNight desejamos a todos que perderam algum ente querido muita paz em sua vida!
O que você acha deste dia? Comente e avalie a notícia!