O Futebol já trouxe muitas alegrias para o povo brasileiro, o ano todo é para festejar a cada vitória do nosso time de coração, mas, não podemos fechar os olhos diante das tragédias que ocorrem no mundo do futebol, como por exemplo, o acidente aéreo ao time do Allianza Lima, do Peru em 1987, ao time do Manchester United, da Inglaterra, em 1958 e entre muitos outros.
O time da cidade de Chapecó, nos últimos anos, teve ótimas campanhas, em 2009 estava na Série D, em 2012 série C, em 2013, série B, em 2014 série A e em 2016, final da Sul-Americana. Um time de guerreiros fazendo história e mostrando a alegria do povo brasileiro em jogar futebol, até que uma fatalidade decide dar um fim ao ChapeTerror, assim chamado carinhosamente o time de Chapecó pelos seus torcedores e admiradores.
O avião que transportava a delegação da Chapecoense caiu por volta das 0h15, no horário de Brasília, após tentar fazer um pouso forçado, pois perdeu contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova enquanto sobrevoava as cidades de La Ceja e Abejorral. Segundo informações do chefe da Polícia de Antioquia, José Acevedo, 75 pessoas morreram e 6 sobreviveram. O lateral Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o jornalista Rafael Henzel Valmorbida estão entre os sobreviventes confirmados, assim como a aeromoça Ximena Suárez e Erwin Tumiri, membro da tripulação.
Algumas horas depois, a informação que o zagueiro Neto e o goleiro Danilo foram resgatados com vida foi confirmada, porém, o goleiro Danilo foi a óbito pouco depois. Então, no momento, são 75 mortos e 6 sobreviventes.
"A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que foi notificada por autoridades colombianas que o avião em que viajava a delegação da Chapecoense sofreu um acidente em sua chegada à Colômbia. Estamos em conta com as autoridades e aguardando mais informações oficiais. A família Conmebol lamenta profundamente o ocorrido. Todas as atividades da Confederação estão suspensas até novo aviso. O presidente Alejandro Domínguez está a caminho de Medellín neste momento." — Lamenta a Conmebol suspendendo as atividades realizadas pela Confederação.
Muitos times da elite brasileira, atualizaram a imagem de perfil dos seus twitters oficiais com o símbolo da Chapecoense, para prestar homenagens. Alguns jogadores internacionais, como Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, prestaram homenagens, alguns times internacionais, como Barcelona, Real Madrid e Manchester United também prestaram homenagens. O mundo inteiro está em luto. Descansem em paz, guerreiros da ChapeTerror!
Danilo (GOL)
Gimenez (LAD)
Bruno Rangel (ATA)
Marcelo (ZAD)
Lucas Gomes (ATA)
Sergio Manoel (VOL)
Filipe Machado (ZAE)
Matheus Biteco (VOL)
Cleber Santana (MEC)
Alan Ruschel (LAE)
William Thiego (ZAE)
Tiaguinho (ATA)
Neto (ZAD)
Josimar (VOL)
Dener (LAE)
Gil (VOL)
Ananias (MEC)
Kempes (ATA)
Follmann (GOL)
Arthur Maia (MEC)
Mateus Caramelo (LAD)
Aílton Canela (ATA)
Caio Junior (TEC)
A tragédia também abalou o mundo do jornalismo, pois entre os 88 passageiros, 22 eram jornalistas. Eles haviam sido selecionados por diversos veículos de impressa para acompanhar o Chapecoense e cobrir a final da Copa Sul-Americana.
Jornalistas presentes no voo:
Victorino Chermont (FOX)
Lilacio Pereira Jr. (FOX)
Rodrigo Santana Gonçalves (FOX)
Devair Paschoalon (FOX)
Mário Sérgio (FOX)
Paulo Julio Clement (FOX)
Guilherme Marques (TV Globo)
Guilherme Van der Laars (TV Globo)
Ari de Araújo Jr. (TV Globo)
Laion Espíndola (GloboEsporte.com)
Giovane Klein Victória (RBS)
André Podiacki (RBS)
Bruno Mauri da Silva (RBS)
Djalma Araújo Neto (RBS)
Gelson Galiotto (Rádio Super Condá)
Edson Luiz Ebeliny (Rádio Super Condá)
Fernando Schardong (Rádio Chapecó)
Douglas Dorneles (Rádio Chapecó)
Jacir Biavatti (RIC TV e Rádio Vang FM)
Renan Agnolin (Rádio Oeste Capital)
Rafael Henzel (Rádio Oeste Capital)
Victorino Chermont (FOX)
Lilacio Pereira Jr. (FOX)
Rodrigo Santana Gonçalves (FOX)
Devair Paschoalon (FOX)
Mário Sérgio (FOX)
Paulo Julio Clement (FOX)
Guilherme Marques (TV Globo)
Guilherme Van der Laars (TV Globo)
Ari de Araújo Jr. (TV Globo)
Laion Espíndola (GloboEsporte.com)
Uma tragédia que marcará eternamente o mundo do futebol e jornalismo, descansem em paz, guerreiros! Prestem suas homenagens. #LUTO