Moana é uma animação da Walt Disney Pictures dirigida por John Musker e Ron Clements, o filme foi lançado no Brasil no dia 5 de Janeiro de 2017 com duração de 1h e 40min. Moana Waialiki é uma jovem corajosa de 16 anos, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.
Moana - Um mar de aventuras, bateu o recorde de Frozen como a maior estreia na véspera do feriado de Ação de Graças, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos. A produção arrecadou 15,6 milhões de dólares no seu primeiro dia de exibição no país, contra 15 milhões de dólares da gélida animação de 2013. Moana passou por centenas de polêmicas antes de sua estreia, no filme em seu périplo a protagonista é acompanhada pelo "semideus" Maui, uma figura lendária da mitologia de várias culturas do Pacífico, e sua representação e exploração comercial pela Disney provocaram indignação. Em outra polêmica a fantasia de Halloween deste "semideus" teve que ser retirada do mercado por críticas de que era uma representação racista.
Creditos: O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements; Vozes originais de Auli'i Cravalho como Moana, Dwayne Johnson como Maui, Alan Tudyk como Heihei, Jemaine Clement como Tamatoa, Temuera Marrison como Tui, Rachel House como Tala; Trilha sonora de Mark Mancina e Lin-Manuel Miranda; Produtor executivo John Lasseter. No Brasil o filme conta com a distribuição de DISNEY/BUENA VISTA.
O momento atual da Walt Disney Pictures é bem interessante. Por muitos apontada como uma empresa tradicional, especializada em filmes para família (e, sob vários aspectos, realmente é), nos últimos anos tem assumido certas ousadias em algumas de suas principais produções, no sentido de combater preconceitos e retratar minorias. Assim foi com Frozen, ao priorizar o amor fraternal em detrimento de qualquer relacionamento amoroso; com Zootopia, ao moldar a história central no tema do preconceito e ainda trazer um personagem em animação escancaradamente gay (ainda que não tenha se assumido, verbalmente); e em Star Wars - O Despertar da Força, pela presença de uma protagonista feminina forte e decidida, que segue seu caminho dispensando a ajuda dos homens que a cercam. Com Moana, a Disney dá mais um passo neste sentido - e de várias formas.
Deixe nos comentários sua crítica sobre essa edição da coluna e também uma crítica para o filme Moana - Um mar de aventuras.
Os 5 primeiros a deixarem sua crítica irão receber o emblema: "Moana - Um mar de aventuras" + 10 NightPoints.
E até 28 de Janeiro aqueles que comentarem a coluna irão receber o emblema: "Moana - Só mais uma animação da Walt Disney Pictures".
Emblemas:
~ "Moana - Um mar de aventuras"
~ "Moana - Só mais uma animação da Walt Disney Pictures"
O que você achou da edição? Comente e avalie a coluna!