Olá queridos amigos da Habbonight!! Sejam bem vindos a minha coluna semanal: Ciência e Tecnologia em Pauta. Esta é a terceira edição da coluna, que devia ser lançada a 2 semanas atrás, mas devidos a certos "problemas" pessoais não lancei, e na outra semana o site estava em manutenção para o lançamento da V7, que aliás ficou muito linda.
E assim como o site mudou resolvi fazer uma mudança na coluna, quanto a entrega de nightpoints, emblemas, e futuras promoções que pretendo fazer na coluna, confira:
- A entrega de nightpoints e emblemas será de uma forma diferente, em vez de entregar a cada edição, farei uma especie de ranking, onde a cada 4 edições todos no ranking receberão os nightpoints e emblemas acumulados durante as promoções e da sessão de perguntas e respostas das edições. Tudo isso vai valer a partir da 5ª edição.
Agora vamos ao que interessa, nesta edição, na sessão de Ciência, teremos um tema recente, que inclusive foi bem noticiado na mídia, e teve direito até a Doodle do Google, que é sobre os 7 "exoplanetas" recém descobertos pela NASA
Na sessão de Tecnologia, um tema que foi bastante criticado, que é a mudança do status do Whatsapp.
E em perguntas e respostas, responderei a pergunta mais votada da última edição e colocarei em votação as peguntas para a próxima edição.
Sete exoplanetas semelhantes a Terra encontrados pela NASA
Não é a notícia que esperamos quanto a vida fora da Terra, mas esta descoberta continua alimentando as nossas esperanças, pois estes todos estes exoplanetas tem uma capacidade muito alta de ter água, e consequentemente vida. Com esta descoberta os astronômos dizem que nunca estivemos tão perto da resposta que tanto queremos.
O que são exoplanetas? Você deve estar se perguntando "Afinal, o que são exoplanetas?", eu tive a mesma dúvida quando ouvi a noticia. Exoplanetas são planetas que não orbitam estrelas de tamanho semelhante ao do sol, mas sim estrelas pequenas, chamadas de "anões vermelhos", os planetas em questão orbitam a Estrela Anã Fria Trappist-1. Os exoplanetas sempre tem tamanho semelhantes ao da Terra, e atualmente são os locais preferidos dos astronômos para procurar planetas com capacidade de haver vida.
Como foram descobertos os exoplanetas? Com a ajuda de vários telescópios na Terra e no espaço, foi registrado que o brilho da estrela Trappist-1 se alterava, assim os cientistas conseguiram determinar o tamanho e a quantidade de planetas no sistema.
O que vem a seguir com esta descoberta? Agora os cientistas vão começar a estudar mais profundamente os planetas, pode ser que demora pra obter algum resultado, mas até o dia chegar você pode acompanhar mais informações da pesquisa dos planetas acompanhando o site da NASA.
Saiba que com uma ferramenta bem legal que a NASA criou é possivel explorar o 3° planeta do sistema em 3D, usando um computador ou um celular, através do site da NASA (exoplanets.nasa.gov/newworldsatlas/1969). Ou se você possuir um óculos de VR (exoplanets.nasa.gov/trappist1/#VR360).
Polêmica atualização do Whatsapp
Já faz algum tempo que o Facebook está implantando recursos do SnapChat em seus aplicativos, para tentar aumentar a concorência entre as duas marcas, recentemente podemos ver o Instagram se transformando em SnapGram (ou InstaChat). E mais recentemente ainda foi a vez do Whatsapp (ou WhatsChat como estão dizendo), foi uma atualização muito polêmica e criticada nas redes sociais, e que levou o Whatsapp a voltar atrás, implantando novamente o Status que ficava na foto do Perfil.
O que foi a atualização? A partir de agora é possível atualizar o seu Status compartilhando imagens e vídeos para os seus contatos (No maior estilo Snapchat), de acordo com a comunicado do WhatsApp estas atualizações são criptografadas "de ponta-a-ponta". Este novo recurso permite adicionar imagens, vídeos e GIF's que irão desaparescer após 24 horas da publicação, o conteúdo poderá ser publicado para que todos vejam, ou permitir apenas que seus contatos ou selecionar os contatos que você quer que visualizem o status.
O que foi retirado do antigo WhatsApp? Foi retirado a antiga função de status que ficava embaixo da foto do perfil, muitas pessoas reclamaram desta retirada (como que eu mando indireta agora?), também foi a retida a Aba de Contatos onde ficava a lista de contatos, no lugar entro a Aba Status, onde são mostradas as atualizações vísiveis a você. Agora para visualizar os seus contatos tem que se clicar no balão flutuante no canto superior direito da tela.
A atualização vai ser retirada devidos às críticas? No dia 01/03 o Whatapp lançou uma nota, dizendo que devido às críticas ruins, iriam retornar com a função do Status no Perfil.
Comparação do WhatsApp e do SnapChat: (Fonte: G1)
Resultado da Votação da Última edição:
Qual o seu nick na Habbo/Habbonight? | Qual a pergunta você quer na 3ª edição? |
Maggiekiil3 | Porque piscamos? |
Luan-Luan-Lu | Como se formam os raios? |
Swindle | Porque o sol não se mexe? |
Yoony. | Quanto de açúcar existe em 2 litros de refrigerante? |
davi5473 | Quanto de açúcar existe em 2 litros de refrigerante? |
@SA=MU-EL | Como se formam os raios? |
ramonis567 | Porque o sol não se mexe? |
Devido ao impate triplo entre três perguntas, eu resolvi escolher a Pergunta "Porque o Sol não se Mexe?", votada por Swindle e por mim. Todos os que votaram estaram recebendo os emblemas na 4ª edição junto ao ranking das edições 1, 2 e 3, os 10 nightpoints também serão entregues na próxima edição.
Porque o sol não se mexa? E quem disse que ele não se mexe? Assim como todo corpo celeste o Sol está em movimento constante, a volta que o astro dá pela Via-Láctea, dura cerca de 200 milhões de anos, e o seu movimento de rotação dura 28 dias terrestres, durante o dia temos a impressão de que o sol se movimenta, mas que na verdade se movimenta é a Terra.
Logo abaixo temos o fórmulario para a próxima edição, onde todos que votarem receberam 1 emblema que está a ser confeccionado (já to devendo 2), e os que votarem na pergunta com mais votos receberam também 10 NightPoints:
Para acessar o link diretamente, clique aqui.
Nesta edição ainda não teremos nenhuma promoção que irá contar pontos no ranking, mas à partir da próxima edição já teremos.
O que você achou da nova edição? Comente e avalie!
Sugira perguntas e temas.
Se quiser acessar nossas edições anteriores os links estarão logo abaixo:
Link da 1ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #1
Link da 2ª Edição: Ciência e Tecnologia em Pauta #2