Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.
A história de Portugal é partilhada com a do resto da Península Ibérica. Os vestígios humanos modernos mais antigos conhecidos são de homens de Cro-Magnon com "traços" de Neanderthal, com 24 500 anos e que são interpretados como indicadores de extensas populações mestiças entre as duas espécies. São também os vestígios mais recentes de seres com caraterísticas de Neandertal que se conhece, provavelmente os últimos da sua espécie. Há cerca de 5500 a.C., surge uma cultura mesolítica. Durante o Neolítico, a região foi ocupada por pré-celtas e celtas, dando origem a povos como os galaicos, lusitanos e cinetes, e visitada por fenícios e cartagineses. Os romanos incorporaram-na no seu Império como Lusitânia (centro e sul de Portugal), após vencida a resistência onde se destacou Viriato.
Pontos Turísticos de Portugal
Muito além das igrejas e castelos, os principais pontos turísticos de Portugal são exemplares da grande diversidade cultural e paisagística que esse belo país mediterrânico oferece. Com um rico patrimônio arquitetônico preservado ao longo de séculos, Portugal é um verdadeiro deleite aos entusiastas da história e das artes. Como se não bastasse, o país ibérico, abençoado com um clima ameno, possui algumas das mais belas praias e ilhas com paisagens paradisíacas de tirar o fôlego e que atraem turistas de toda parte da Europa e do mundo.
Centro
Para além de Lisboa e Porto, a histórica cidade de Coimbra bem como sua vizinha Aveiro, a “Veneza portuguesa”, no centro, o Alentejo, o paradisíaco Algarve, no sul, e o arquipélago dos Açores e a ilha da Madeira são alguns dos mais interessantes pontos turísticos de Portugal. Se tiver a oportunidade de sair das zonas de Lisboa e Porto, não deixe de visitar a Universidade de Coimbra, uma das primeiras universidade do mundo, e sua preciosa Biblioteca Joanina (uma das mais bonitas do mundo), o Convento de Cristo, em Tomar, os magníficos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, verdadeiras jóias da arquitetura portuguesa.
Alentejo
A região do Alentejo é caracterizada por ser uma das regiões mais tradicionais de Portugal e é onde fica também algumas das mais antigas vilas do país, com belas construções de estilo medieval. Não deixe de conhecer a cidade de Évora, também Patrimônio Mundial, onde fica o Templo de Diana (templo romano), a Capela dos Ossos e a Catedral da Sé. A região ainda tem outras cidades como Elvas, Santaré, Beja e Portoalegre que são em si atrações com seu genuíno estilo medieval.
Açores e Madeira
Os Açores são um conjunto deslumbrante de ilhas de beleza rara. O arquipélago, formado por 9 ilhas é uma interessante amostra de como um pequeno país como Portugal pode ser tão rico e diverso. Na principal ilha, a ilha de São Miguel ficam as encantadoras Lagoas das Sete Cidades e do Fogo. Para quemestá procurando um retiro espiritual, os Açores podem ser uma excelente escolha com sua exuberante e inspiradora paisagem.
Na época da dominação romana, Portugal era conhecido como Lusitânia. Vem ai o nome “Luso”
Em 1543, os portugueses chegaram à ilha de Tanegashima, sendo o primeiro país europeu a estabelecer contato com o Japão. Os portugueses deixaram fortes influências na língua, na culinária e até nas técnicas metalúrgicas japonesas.
Palavras japonesas de origem portuguesa; Botan (Botão), Buranco (Balanço), Joro (Jarro), Juban (Gibão), Karuta (Carta), Kappa (capa), Konpeito (Confeito) Kirisutan (Cristão), Oranda (Holanda), orugan (órgão), Pan (Pão) e Shabon (Sabão).
Lisboa é conhecida como a “Cidade das 7 Colinas”. São elas: Castelo, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela.
Lisboa possui cerca de 550 mil habitantes, representando aproximadamente 27% da população de Portugal.
As primeiras habitações da cidade de Porto surgiram aproximadamente em 800 a.C. A cidade foi chamada durante muitos anos de Cale, e mais tarde, Portucale. Logo, surgiu o nome Portugal.
O vinho do Porto surgiu no século 17, quando os britânicos passaram a importar a bebida em grande quantidade de Portugal. Na intenção de fazer o produto resistir à viagem, os portugueses passaram a acrescentar álcool nos barris, o que acabou conferindo um sabor diferente ao vinho.
Em 1755 um terremoto destruiu praticamente toda a cidade de Lisboa. O tremor aconteceu no mar, mas atingiu a capital portuguesa com muita força. Após o terremoto foram registrados dezenas de incêndios e um tsunami de 20 metros. Estima-se que 90 mil pessoas morreram neste dia.
Antigamente o Cabo da Boa Esperança, ponto mais extremo do continente africano, era chamado de Cabo das Tormentas, devido ao grande número de tempestades na região. Mais tarde ele recebeu o nome de “Cabo da Boa Esperança”.
A ponte Vasco da Gama foi inaugurada em 1998 e é a maior ponte da Europa com 17,2 km. Destes, 10 km estão sobre as águas do Rio Tejo.
Bem pessoal essa foi a coluna dessa semana, espero que vocês tenham gostado, e não deixem de comentar... Agora estou passando um formulário sobre Portugal e os 3 primeiros que estiverem respondendo todas corretas, irão levar 5 Np's.
O que achou do Rodando o mundo?
Comente e avalie a coluna!