Polónia ou Polônia, oficialmente República da Polónia, é um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com a República Checa e a Eslováquia ao sul;Polónia ou Polônia, oficialmente República da Polónia, é um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com a República Checa e a Eslováquia ao sul;
Com uma população de mais de 38,5 milhões de pessoas, a Polônia é o 34º país mais populoso do mundo , o sexto membro mais populoso da União Europeia (UE) e o Estado pós-comunista mais populoso da UE. A Polônia é um Estado unitário dividido em 16 voivodias (subdivisões administrativas).
Pontos Turísticos da Polônia
Portão St. Florian e Barbacã
O St. Florian é o portão da antiga muralha que exista e cercava a cidade. Ele foi construído por volta do século XIV. Em polonês ele chama-se Brama Floriańska. Em frente a ele fica o Barbacã, outro portão que servia de proteção para a cidade. O Barbacã é ainda mais antigo, foi construído por volta do século XIII e em polonês chama-se Barbakan Krakowski.
Praça Central
A Praça Central ou Rynek Główny como é chamada em polonês, é a maior praça da Polônia. Com sua forma retangular e uma existência que remonta ao século XIII, já foi uma das maiores praças da Europa. Nessa praça encontram-se algumas atrações importante de Cracóvia.
Castelo Wawel
O Castelo Wawel encontra-se majestoso em cima da colina Wawel, às margens do rio Vístula, e é um dos complexos arquitetônicos mais importantes e símbolo da Polônia.Construído inicialmente em estilo gótico, era residência dos reis da Polônia quando Cracóvia ainda era capital do país. Com o passar dos anos, passou por reformas e foi remodelado, ganhando características renascentistas.
Planty
O Planty é um parque de 21 hectares e 8 quilômetros de longitude. Ele fica exatamente onde ficava a antiga muralha que cercava toda a cidade de Cracóvia, rodeando o centro antigo. É o pulmão verde da cidade. O local é lindo e agradável para passear, e frequentado por poloneses e turistas
Ulica Grodzka
Ulica Grodzka ou Rua Grodzka é a rua mais antiga de Cracóvia. Ela liga a praça central, que é o centro da cidade, ao castelo de Wawel. Era uma rua utilizada na rota do comercio ligando o norte ao sul da cidade. Era também parte da rota real, que levava os monarcas até o castelo de Wawel. Na rua Grodzka também fica a Igreja de Santo André ou Kościół św. Andrzeja em polonês. Uma igreja construída entre 1079 e 1098 como uma fortaleza, com fins defensivos. É a igreja mais antiga de Cracóvia e um dos edifícios românicos mais importantes da Polônia..
Curiosidades sobre a Polônia
1 – Os poloneses têm o hábito de pintar ovos na Páscoa e levá-los para serem abençoados na igreja. A Páscoa é um feriado santo muito importante na Polônia, tanto quanto o Natal.
2 – A Polônia tem a maior estátua de Jesus Cristo do mundo. Ela está localizada na cidade de Swibodzin, tem 33 metros de altura e 440 toneladas.
3 – O território da Polônia tem muitas planícies e também montanhas. Os Montes Tatras são as principais montanhas desta nação.
4 – A Polônia tem 9300 lagos.
5 – Na culinária, os principais pratos são a sopa de beterraba, o chucrute com linguiça, a carne de porco com legumes e as bistecas de porco empanadas.
6 – Os poloneses adoram cerveja. O país tem mais de 80 marcas diferentes da bebida.
7 – A Polônia é um país extremamente seguro, com baixo índice de criminalidade.
8 – A região da Cracóvia abriga uma famosa mina de sal, chamada de Wieliczka. Este é um importante ponto turístico do país, recebendo cerca de 800 mil visitantes por ano.
9 – Uma importante atividade econômica do país é a extração de carvão.
10 – Durante a Segunda Guerra Mundial, 6 milhões de poloneses morreram, principalmente judeus.
11 – A Polônia fez parte do Pacto de Varsóvia, adotado pelos países que praticaram o comunismo após a segunda guerra.
12 – Muitos poloneses vieram para o Brasil, se estabelecendo principalmente na região do Rio Grande do Sul e do Paraná. Estima-se que cerca de 3,5 milhões de brasileiros sejam descendentes de poloneses.
13 – Brasileiros famosos como Alexandre Hechcovitch, Dan Stulbach e Paulo Leminsky são descendentes de poloneses.
14 – As principais personalidades da história da Polônia são Frederic Chopin, Nicolau Copérnico e o Papa João Paulo II.
15 – Um prato icônico da cozinha polonesa é o pierogi, um tipo de pastel cozido com recheio de batata, cebola e requeijão.
16 – Cada polonês consome uma média de 92 litros de cerveja por ano. Vale lembrar que, por lei, é proibido consumir bebidas alcoólicas em áreas públicas.
17 – A moeda oficial do país é o zloty.
18 – Na Polônia, quando o feriado cai no final de semana, as empresas são obrigadas por lei a oferecem a segunda-feira livre.
19 – Na Polônia, os aposentados podem receber seus pagamentos pelo correio.
20 – A batata é um alimento muito consumido na Polônia.
21 – A lei trabalhista da Polônia permite uma carga de 40 horas semanais. O horário para refeições dura apenas 20 minutos.
22 – Na Polônia, o ano escolar começa em setembro.
23 – A Polônia pertence à União Europeia, mas não aderiu à zona do Euro.
Bem pessoal essa foi a coluna dessa semana, espero que vocês tenham gostado, e não deixem de comentar... Agora estou passando um formulário sobre a Polônia e os 3 primeiros que estiverem respondendo todas corretas, irão levar 5 Np's.
O que achou do Rodando o mundo?
Comente e avalie a coluna!