Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia.
A sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional.
A Islândia possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. A herança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as sagas islandesas medievais. Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo.
Pontos turísticos da Islândia
Lago Myvatn (região centro-norte)
Não se trata apenas de um lago imenso e lindo no coração do norte do país. O melhor dele é que no seu lado oriental há umas 5 atrações que, embora distem pouco uma da outra (sempre se deslocando em carro), não poderiam ser mais diferentes entre si e uma mais interessante do que a outra.
Jökulsárlón, ou Laguna dos Icebergs (região sul)
Ir até a Islândia e não passear dentro dessa laguna é pior do que ir a Roma e não ver o Papa. Comparações à parte, esse passeio é imperdível, interessante e lindo. Precisa fazer mesmo que o tempo não esteja dos melhores mas, se puder, faça em botes zodíacos em vez do barco convencional, pois você se aproximará muito mais dos icebergs. Além disso, os grupos são reduzidos e os guias te darão explicações mais completas e personalizadas. Na alta estação convém reservar uns dois dias antes por telefone para garantir o lugar no horário que escolher.
Godafoss (centro)
É uma das mais bonitas cachoeiras no país das... Cachoeiras! Esteticamente é perfeita e as águas são azuladas. O acesso é fácil, mas a indicação se limita a uma plaquinha minúscula, então fique esperto para não perder a entrada. Pode ser apreciada desde inúmeros pontos de vista e a foto bonita é garantida.
Reykjavík (capital do país)
Tem quase a metade da população inteira do país (que não soma mais de 336 mil habitantes). Uma cidade deliciosa, limpa, bonita onde velho e novo estão lado a lado em perfeita harmonia. Conta com inúmeros centros de arte como galerias, museus e centros culturais, lojas descoladíssimas, artesanato criativo e refinado, lindas praças, parques (o Tjörnin -- "o Lago", ou "The Pond" nos mapas em inglês), restaurantes e bares badalados, cafés charmosos.
Húsavík (região extremo norte)
De lá partem os barcos para a observação das baleias, mas o vilarejo é muito charmoso também e depois do passeio vale a pena almoçar num dos restaurantes de frente para o mar. O cenário é lindíssimo com os picos das montanhas nevados logo atrás da baía. Fora isso, só tem um bom museu da baleia e uma linda igrejinha em forma de cruz, coisa bem inusitada por aquelas terras.
Bem pessoal essa foi a coluna dessa semana, espero que vocês tenham gostado, e não deixem de comentar... Agora estou passando um formulário sobre a Islândia e os 3 primeiros que estiverem respondendo todas corretas, irão levar 5 Nps... Gostaria de aproveitar esse momento para desejar um feliz natal á todos, cheio de paz, saúde e felicidade... <3
O que achou do Rodando o mundo?
Comente e avalie a coluna!