Hey Night-losofos, Vim falar de um tema que com certeza vocês irão gostar | FILÓSOFIA |, um tema muito agradável, para melhor pensamento de todos, e uma vida feita de refletir e FILOSOFAR por aí. Filósofia é : amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância (segundo autores clássicos, sentido original do termo, atribuído ao filósofo grego Pitágoras).
No tema filósofia, iremos falar de grandes e marcantes filósofos do mundo, afinal, para sermos verdadeiros estudantes da filósofia, precisamos saber sobre os filósfos, a seguir iremos falar sobre um grande FILÓSOFO: quem ama a sabedoria, movido pela consciência lúcida da ignorância inerente à condição humana.
Night-losofos, hoje nós iremos falar de um filósofo muito importante na historia da filósofia, o famoso SÓCRATES.
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da GréciaAntiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.
Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.
Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.
Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado. Vendo sua mãe realizar o trabalho, Sócrates logo “filosofou”: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo-á a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá!
Sócrates concluiu então que, de certa forma, ele também era um parteiro. O conhecimento está dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si mesmas). Porém, eu posso ajudar no nascimento deste conhecimento. Concluiu ele. Por isso, até hoje os ensinamentos de Sócrates são conhecidos por maiêutica (que significa parteira em grego).
Assim, logo sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender filosofia, onde foi discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau. Seu talento logo chamou a atenção. Tanto que foi chamado pela Pítia (sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos, Antiga Grécia) de o mais sábio de todos os homens!
Não se sabe ao certo qual o trabalho de Sócrates, se é que ele teve outro além da filosofia. De acordo com algumas fontes, Sócrates aprendeu a profissão de oleiro com seu pai. Na obra de Xenofonte, Sócrates aparece declarando que se dedicava àquilo que ele considerava a arte ou ocupação mais importante: maiêutica, o parto das ideias.
A maiêutica socrática funcionava a partir de dois momentos essenciais: um primeiro em que Sócrates levava os seus interlocutores a pôr em causa as suas próprias concepções e teorias acerca de algum assunto; e um segundo momento em que conduzia os interlocutores a uma nova perspectiva acerca do tema em abordagem.
Daí que a maiêutica consistisse num autêntico parto de ideias, pois, mediante o questionamento dos seus interlocutores, Sócrates levava-os a colocar em causa os seus preconceitos acerca de determinado assunto, conduzindo-os a novas ideias acerca do tema em discussão, reconhecendo, assim, a sua ignorância e gerando novas ideias, mais próximas da verdade.
Sócrates e seus alunos, de Johann Friedrich Greuter (obra datada do século XVII).
Sócrates defendia que deve-se sempre dar mais ênfase à procura do que não se sabe, do que transmitir o que se julga saber, privilegiando a investigação permanente.
Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, ele não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída e descompromissada, dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época.
Platão afirma que Sócrates não recebia pagamento por suas aulas. Sua pobreza era prova de que não era um sofista.
Várias fontes, inclusive os Diálogos de Platão, mencionam que Sócrates tinha servido ao exército em várias batalhas. Na Apologia de Sócrates, Sócrates compara seu período no serviço militar a seus problemas no tribunal, e diz que qualquer pessoa no júri que imagine que ele deveria se retirar da filosofia deveria também imaginar que os soldados devessem bater em retirada quando era provável que pudessem morrer em uma batalha. Estrabão conta que, após uma derrota ateniense em que Sócrates e Xenofonte haviam perdido seus cavalos,Sócrates encontrou Xenofonte caído no chão, carregou-o por vários estádios, até que a batalha acaba.
1) Apologia de Sócrates
- Autor: Platão
- Editora: Martin Claret
2) Fédon - Diálogo Sobre a Alma e Morte de Sócrates - Coleção A Obra-prima de Cada Autor
- Autor: Platão
- Editora: Martin Claret
3) O Julgamento de Sócrates - Edição De Bolso
- Autor: Stone, I. F.
- Editora: Companhia de Bolso
4) Filosofia da Educação - De Sócrates a Habermas
- Autor: Konder, Leandro
- Editora: Mauad
5) Sócrates - O Poder do Não - Saber - Coleção Filosofia & Gestão
- Autor: Drosdek, Andreas
- Editora: Vozes
6) Os Filósofos : Clássicos da Filosofia – Volume I – de Sócrates a Rousseau
- Autor: Pecoraro, Rossano
- Editora: Vozes
7) Só Sei que Nada Sei - Sócrates, Platão e Aristóteles
- Autor: Menezes, Silvana
- Editora: Cortez
8) Compreender Sócrates
- Autor: Dorion, Louis-André
- Editora: Vozes
9) Socrates - Coleção Pensamento Vivo
- Autor: Martin Claret
- Editora: Martin Claret
10) À Maneira de Sócrates - Sete Segredos para Utilizar ao Máximo Sua Mente
- Autor: Gross, Ronald
- Editora: Best Seller Ltda
11) Sofistas. Sócrates e Socráticos Menores - Coleção História da Filosofia Grega e Romana II
- Autor: Reale, Giovanni
- Editora: Loyola
12) História da Filosofia Grega - De Sócrates aos Neoplatônicos
- Autor: De Crescenzo, Luciano
- Editora: Rocco
13) Sócrates - O Nascimento da Razão Negativa
- Autor: Benoit, Hector
- Editora: Moderna
1) A vida que não passamos em revista não vale a pena viver.
2) A palavra é o fio de ouro do pensamento.
3) Só sei que nada sei.
4) Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
5) É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
6) Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.
7) A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.
8) O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
9) Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.
10) Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.
11) Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.
12) O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.
13) A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
14) Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
15) Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.
16) Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
17) Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.
18) Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.
NA PRÓXIMA EDIÇÃO: O JULGAMENTO DE SÓCRATES
Hoje queridos leitores, vocês puderam aprender um pouco sobre o filósofo Sócrates.
Como esse Filósofo se encaixaria na sua vida ?
As respostas mais criativas estarão sendo premiadas com o emblema exclusivo da coluna. Participe!
Momento Filosofando - Filosofia no colunismo
O que achou da coluna ? Comente e avalie!