Salve, salve, pequenos gafanhotos! Tudo bem com vocês? Eu estou ótimo, até porque hoje é dia de... MINI AULA DE PROGRAMAÇÃO COM O TITIO SANT! Quem leu a primeira postagem da coluna já sabe o que é uma linguagem de programação e para que ela serve. Nessa aula estarei explicando o que significa IDE, o que é e para que serve. Mas calma que antes de toda prática existe a teoria, e você pode ficar sem estresse, afinal na semana que vem já estarei dando exemplos práticos sobre o assunto. Agora que sabe o procedimento pode pegar sua tapioca com café, ajeita a coluna na cadeira e vem com o sant que é só sucesso!
O IDE na tradução para o português significa "Ambiente Integral de Desenvolvimento". Ele é um software com propósito de facilitar nossas vidas, onde estão TUDO o que a gente precisa para desenvolver desde programa de computador até um app mobile, e ainda por cima tem alguns recursos corrijem o texto, não deixando errar o código, fazendo tudo ficar organizadinho. Antigamente, bem antigamente mesmo, os desenvolvedores só precisavam de um bloco de notas e um navegador para criar um software ou script. Agora com os IDEs, eles têm mais rapidez com a criação de novos projetos. Imagine os IDEs como as calculadoras. Logicamente você aprende a fazer as continhas na escola, mas quase nunca faz manualmente quando precisa.
Uma das coisas que fazem os IDEs serem tão importantes é a capacidade de armazenar uma biblioteca gigantesca de códigos. Ou seja, quando você vai escrever uma linha de código, ele já sabe o que você está tentando escrever, ajudando assim como se fosse um amigo muito rigoroso e obcecado por organização. Outra coisa bastante comum nos IDEs são os debuggers que apontam os erros que ocasionalmente podem acontecer enquanto você escreve o código, como um fiscal. Alguns IDEs também possuem o autocompletar, que o nome já diz, auto completam as linhas de códigos que você está escrevendo.
Para desenvolver em uma IDE, a pessoa precisa ter um conhecimento razoável de programação. Se um iniciante da área de desenvolvimento de software pisar em alguma IDE, a confusão é garantida com o tanto de recursos que alguns podem ter.
NetBeans - Um ambiente multiplataforma que tem como principal característica o design simples e objetivo. Suporta as linguagens de programação XML, C, PHP, C++, Ruby e HTML
Notepad++ - Destaca-se por um recurso que lhe permite a identificação da linguagem que está sendo usada. Essa IDE só está disponível para Windows, tá bom, beninas? Ela suporta as linguagens Assembly, Ruby C, HTML, PHP, JavaScript, ASP, SQL, C++, Java, C#, XML, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python e Lua.
Pycharm - É muito bom para a organização, correção de erros e simplificação dos códigos, além da interface dela ser bonitinha.
O que achou da nossa aula?
Comente e avalie!