Dia 28 de junho marca, oficialmente, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+. A data não é aleatória: foi criada em 1970, para lembrar um fato que aconteceu um ano antes. Em 28 de junho de 1969, um levante da comunidade LGBTQI+ contra perseguições policiais durou duas noites. Para lembrar do episódio, foi organizado no 1º de julho do ano seguinte a 1º Parada do Orgulho LGBTQI+ da história. Desde então, o dia tem arrastado multidões para as ruas a fim de combater o preconceito e lutar por mais visibilidade.
O Dia do Orgulho Gay também e um reforço para lembra a todos os gays, lésbicas, bissexuais é de outras identidades de gênero, que todos devem se orgulha de sua sexualidade é não sentir vergonha de sua orientação sexual, não importa se uma pessoa e “Homossexual, Heterossexual, bissexual, transgênero ou intersex” o importante e ser respeitado como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.
Normalmente, nesta data, são organizadas festas e desfile pelas ruas das grandes cidades, onde os membros da comunidade LGBT e simpatizante do movimento, se reúnem para celebrar o amor e a igualdade entre todos os gêneros.
Além disso, em algumas cidades, ainda a tradicional “Parada Orgulho Gay”, um gigantesco desfile que chega a reunir milhões de pessoas, assim como acontece em São Paulo.
O dia do orgulho LGBT foi criado e celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos a Rebelião de Stonewall inn em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LGTB contra uma serie de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofria represálias por parte das autoridades.
A parti deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos “Direitos dos Homossexual” por várias cidades norte-americanas.
A primeira parada do “Orgulho Gay” foi organizada no ano seguinte (1970), para lembra e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.
A Revolta de Stonewall inn e tida como “Marco Zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.
⇰ Se a homossexualidade é uma doença, então deveríamos avisar diariamente no trabalho: Oi. Não posso trabalhar hoje, ainda estou gay. Robin Tyler
⇰ Por que é que, culturalmente, nós nos sentimos mais confortáveis vendo dois homens segurando armas do que dando as mãos? Ernest Gaines
⇰ Deus é meu pastor e ele sabe que eu sou gay. Rev. Troy Perry
⇰ É isso. Eu sou gay e isso é parte de mim, é o que eu sou. A gente tem que gostar da gente exatamente assim, não por ser gay ou hétero, mas por ser humano.
Siga-nos no Twitter