Fala galerinha beleza? Bom, mais uma vez estou por aqui para a edição da nossa coluna, dessa vez eu vou falar de um país pouco conhecido, estou falando da Letônia, é isso mesmo, uma das Três republicas Bálticas e ex republicas da URSS.
Capital: Riga
Continente: Europa
Moeda: Euro
Língua oficial: Língua letã
Letônia, ou Republica da Letônia é uma nação europeia, sendo uma das três Republicas Bálticas, banhada pela geladas águas do mar báltico, tem um litoral pantanoso, e belas dunas de areia, as florestas cobrem quase metade do seu território, favorecendo assim o turismo ecólogico.
Pontos Turísticos da Letônia
Riqueza Histórica
A Art Nouveau de Riga, capital da Letônia
A Art Nouveau, é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas, e isso se vê muito em grandes prédios da europa, mas você vê com mais frequência na Letônia, as contruções se inspiram-se em linhas curvas e formas naturais, assim favorecendo a natureza.
Liepaja, a cidade onde o vento nasce
Um lugar que venta muito é na letônia, e principalmente na cidade de Liepaja, onde é conhecido por ser a cidade onde nasce o vento, assim atraindo muitos turítas na região, e também praticantes de esportes radicais.
A sua belissíma natureza
Umas das coisas maravilhosas da Letônia é a sua natureza, que está presente praticamente em todos os locais do seu território, para quem gosta de uma aventura ecólogica, está ai uma boa opção.
Curiosidades sobre a Letônia
- A Letônia é um país europeu banhado pelo Mar Báltico e junto com a Lituânia e a Estônia forma os países bálticos. Também faz fronteira com a Rússia e a Bielorrússia (Belarus). Declarou sua independência a primeira vez em 18 de novembro de 1918, mas em 1940 foi dominada pela União Soviética e só conseguiu se libertar novamente apenas em 1991.
- Sua capital é Riga, que possui cerca de 700 mil habitantes e consequentemente quase um terço dos 2,2 milhões de pessoas que povoam a Letônia. Por conta da ocupação russa, o país se tornou um local multiétnico: 60% de letões, 30% de russos e o restante de indivíduos descendentes de povos próximos, como os poloneses e os bielorrussos. Há uma predominância do cristianismo, com cerca de 35% sendo luteranos, 24% católicos e 18% ortodoxos. Porém, o país é um dos que têm a maior taxa de pessoas que não seguem nenhuma religião no mundo – aproximadamente 21% da população. A língua nacional é o letão, mas há uma grande porcentagem de falantes do russo.
- Sendo um pouco maior que a Paraíba, a Letônia tem altas taxas de desenvolvimento humano, alcançando um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,830, considerado muito elevado. Os níveis de desigualdade são baixos também. O país adotou o Euro como moeda e apresentou um grande salto de crescimento econômico durante a década passada. Os principais setores da economia são os serviços e a indústria.
- As primeiras tribos bálticas se estabeleceram na região ainda no terceiro milênio antes de Cristo. Sem organização central, foram invadidas pelos eslavos no século 7 e posteriormente pelos vikings até o século 10. Com a forte influência viking e germânica, a área da Letônia e Estônia passou a se chamar Livônia no século 13 em decorrência do domínio alemão. Por volta de 1600 a Livônia foi dominada pelo Reino da Polônia e Lituânia, mas 120 anos depois já estava sob controle russo, que durou até 1918. Independente até 1940, a União Soviética anexou a Letônia até 1991, quando finalmente o pequeno país báltico não foi mais incomodado por potências europeias.
- O país é conhecido por sua influência na música erudita e na literatura. Muito da cultura popular está relacionada à natureza, festivais e canções populares são muito comuns na Letônia. Cerca de 50% do território letão é coberto por florestas (principalmente de pinheiros) e as cidades são repletas de parques. A temperatura local é amena no verão e congelante no inverno, chegando a alcançar -30 °C.
- No âmbito político, o país é uma República Parlamentarista que tem apenas uma Casa Legislativa chamada Saeima que conta com 100 membros (não possui Senado). O Primeiro-Ministro é o responsável por governar o país, mesmo que haja um Presidente também. Este último só tem a atribuição de Chefe de Estado, mais focado na diplomacia, porém sem praticamente nenhum poder decisório.
- A Letônia começa a ser mais conhecida turisticamente, a adesão ao Euro e o rápido crescimento econômico fortaleceram este setor. É considerado um lugar muito barato para se conhecer, comparado com outros destinos europeus. O centro histórico de Riga é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Os fãs de arquitetura ficam surpresos e felizes ao visitarem este país báltico. O turismo ecológico também é uma grande possibilidade para os visitantes. Para completar, existe wi-fi rápido e (mais importante) gratuito em quase todos os centros urbanos. O esporte nacional é o hóquei no gelo.
Fontes:
- https://freesider.com.br/viajar/coisas-maravilhosas-para-ver-na-letonia/
- https://dblog.com.br/7-curiosidades-sobre-letonia
Bom pessoal essa foi a coluna dessa semana, espero que tenham gostado e não deixem de comentar, agora estarei passando um Quiz sobre a Letônia e não deixem de participar, os 3 primeiros estarem respondendo correto, estará levando para casa uns belo NightPoints..
Obs: As proximas duas colunas, serão sobre os outros dois países bálticos.
O que achou da edição?
Comente & Avalie!