Olá Nighteiros! Olha só quem voltei!?!?! Hahaha!
Mais uma edição da minha coluna e dessa vez iremos falar sobre dois órgãos que sem eles, não conseguiriamos respirar.
É isso mesmo que estão pensando, hoje falaremos sobre os Pulmões.
Então vamos lá?!
Os pulmões humano são órgãos elásticos e espojosos, tem aproximadamente 25cm de comprimento e pesa em torno de 700g. Os pulmões são cheios de alvéolos (jaja explico o que são) que se enchem de ar toda vez que respiramos.
O nosso pulmão direito é composto por 3 partes que chamamos de ''Lóbulos''. Consequentemente, o pulmão esquerdo possui somente 2, pois o nosso coração toma o espaço do que seria um lóbulo.
Nos jovens, os pulmões são rosados; nos adultos, vermelho-escuros. Impurezas atmosféricas ou o hábito de fumar podem conferir aos pulmões um tom enegrecido, que se revela na autópsia.
A principal função dos pulmões, é fazer a troca gasosa, transformando o sangue gasoso (sem oxigênio) em sangue arterial (oxigenado), assim, podendo ser
mandado para todo o nosso corpo.
Ao respirarmos iniciamos um caminho complexo, o ar entra pelas narinas (ou pela boca), encaminha-se para traqueia seguindo por pequenos tubos, os brônquios. A partir dos brônquios o ar é levado para outras regiões pulmonares.
Um movimento involuntário que é controlado pelo cérebro controla a entrada e saída de ar dos pulmões.
Externamente, cada pulmão é revestido por uma membrana transparente, a pleura, que lhe confere o aspecto brilhante. A pleura, por sua vez, é formada por dois folhetos separados um do outro por espaço tão microscopicamente diminuto que se considera nulo. Mas, em estados patológicos, esses folhetos podem destacar-se um do outro pela pressão do líquido ali depositado, sobretudo em processos inflamatórios.
Para a anatomia do pulmão, nada melhor que uma imagem!
Circulação do ar: Nariz -> Faringe -> Laringe -> Traquéia (na traquéia o ar é dividido pros 2 pulmões) -> Brônquios -> Bronquíolos e por fim -> Alvéolos.
Nos alvéolos, como eu disse anteriormente, acontece a Hematose (ou troca gasosa). O oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.
Num indivíduo adulto, existem, ao todo, cerca de 700 milhões de alvéolos.
Doenças como o enfisema, pleurite, tuberculose, bronquite e asma brônquica podem ocorrer nos pulmões. Essas doenças podem danificar os alvéolos,
diminuindo a capacidade do pulmão de realizar a sua função.
Quando respiramos, o nosso pulmão se enche de ar e faz com que nosso Diafragma fique mais baixo.
O bebê respira rápido quando recém-nascido, pois os seus pulmões estão cheios de líquido amniótico (o líquido que fica dentro da bolsa da mãe, quando estamos na barriga).
Nosso pulmão tem a capacidade de armazenar até 5,5 litros de ar, e a cada respiração renovamos aproximadamente meio litro. Essa capacidade começa com 0,2 quando nascemos e vai aumentando até atingir 5,5 litros.
Que bom que chegou até aqui!
Para a promoção de hoje, eu quero que vocês comentem abaixo UMA doença que ocorre no pulmão.
Todos que comentarem e participarem estarão recebendo 10np's + um emblema lindo!
E ai, bora participar?
Emblema:
~Pneumologista da HN!
E ai, o que achou da coluna?
Comenta ai e dê uma sugestão para próximos temas!