Olá, sejam todos bem vindos a quinta edição da coluna Papo sério Série! Aqui, abordaremos sobre algumas das mais populares séries do momento, conhecendo melhor cada uma delas, com sinopse, curiosidades, etc. E o mais importante: sem spoilers. Vale lembrar que todos que comentarem, receberão um emblema exclusivo no seu perfil no site da HN!
Desta vez, vamos abordar uma série de comédia, mas que tem muito drama envolvido, relacionamentos, investigação policial e muito mais: Brooklyn Nine-Nine, que considero uma das melhores séries atuais e com certeza uma das melhores que já assisti. Estão todos prontos?
Brooklyn Nine-Nine é um seriado de televisão que conta a história do 99° batalhão de polícia de Nova York, localizado no Brooklyn - daí o nome da série - e tem como seu personagem principal o Jake Peralta, um detetive brilhante, porém um pouco infantil e que tem dificuldade em aceitar regras. Ele convive com os outros detetives, que são Amy Santiago, Rosa Díaz, Charles Boyle, Terry Jeffords e alguns outros, além de Gina Linetti, a secretária.
A vida no 99° distrito é bem pacata e fácil, já que o atual chefe não cobrava muito de seus funcionários. Até que, certo dia, o Capitão Raymond Holt assume a chefia da delegacia, e tudo começa a mudar no local, já que ele é o oposto do antigo ocupante de seu cargo, colocando muitas regras, não tolerando erros, atrasos e mudando o sistema de trabalho dos detetives. Inicialmente, Jake tem muitos problemas para lidar com as novas exigências.
Jake e Boyle são uma dupla inseparável. Esses dois entendem um ao outro como ninguém, e vivem fazendo tudo juntos, desde resolver casos a entrar em apuros. Amy, por sua vez, é uma detetiva muito competente e compromissada com seu trabalho, considerada por muitos a melhor da 99, e quer provar para Peralta que é superior a ele, fazendo uma competição de quem faria mais prisões em um determinado período de tempo. Já Rosa é uma mulher totalmente fechada e agressiva, mas que com o tempo começa a desenvolver uma grande amizade com Jake. Terry é o Tenente, superior aos detetives, e os supervisiona e mantém o local dentro dos conformes na ausência do Capitão Holt.
É difícil definir Brooklyn Nine-Nine, já que claramente é uma série de comédia, mas como dito acima, envolve muitos outros aspectos. Talvez seja por isso que é tão popular e assistida em todo o mundo, não é mesmo? A série conta, até o momento, com seis temporadas e 130 episódios. Estreou em 2013 pelo canal americano Fox, contudo, posteriormente veio a ser cancelada por motivos não informados, e após vários mutirões dos fãs, foi comprada pelo canal NBC, que está produzindo atualmente a sexta temporada, com previsão de uma sétima vindo posteriormente. B99 já ganhou diversos prêmios como o Globo de Ouro, Emmy e muito mais.
No Brasil, o nome dado a série foi "Lei e Desordem", o que foge totalmente do título original. Contudo, devido a história, faz certo sentido;
As duas atrizes principais da trama, Melissa Fumero e Stephanie Beatriz, são de origem latina, e surpreenderam toda a produção com suas atuações impecáveis. Por mais difícil que seja de se ver isso, aconteceu, e estamos muito bem representados na série;
Chelsea Peretti (Gina) e Andy Samberg (Jake) se conhecem na vida real desde que eram pequenos, por terem estudado juntos na mesma escola, e por acaso entraram para o mesmo elenco;
Andy Samberg se tornou conhecido nos Estados Unidos devido a suas participações no 'Saturday Night Live' (SNL), com quadros hilários e adorados pelo público. Como alguns roteiristas do show foram convocados para B99, decidiram convidá-lo para o papel;
Todo o elenco se arrisca muito em improvisos e a grande maioria deles acaba entrando para o roteiro;
O famoso grito "NINE-NINE!", usados por todos na série como um "grito de guerra", na verdade foi usado por Terry Crews (Terry Jeffords) com intenção de animar seus colegas em dias cansativos de gravação. Os diretores gostaram tanto que aderiram à série;
Apesar de ser uma série de comédia, por envolver o drama policial, os atores passam por um real treinamento para uso de armamentos e tiros nos bastidores;
Jake Peralta (Andy Samberg)
Amy Santiago (Melissa Fumero)
Charles Boyle (Joe Lo Truglio)
Terry Jeffords (Terry Crews)
Rosa Díaz (Stephanie Beatriz)
Raymond Holt (Andre Braugher)
Gina Linetti (Chelsea Peretti)
Não está convencido com tudo o que foi dito até agora? Bom, então aqui estão cinco motivos que podem te influenciar a querer assistir essa oitava maravilha do mundo moderno:
1 – As referências à cultura pop
Brooklyn 99 possui uma enorme quantidade de referências à cultura pop que irão surpreender os amantes das artes. A série referencia tanto os blockbusters, como as franquias de Star Wars, James Bond e o Universo Cinematográfico da Marvel, quanto obras mais sérias, como a cultuada The Handmaid’s Tale. O mérito da série está no fato de as referências não parecerem forçadas, já que se encaixam perfeitamente na trama e ocorrem normalmente em momentos cruciais para a história.
2 – A representatividade
O seriado não se esquiva ao tratar sobre assuntos mais sérios e é um exemplo da importância da representatividade nas obras atuais. Logo no início, somos apresentados ao Capitão Ray Holt (Andre Braugher), o chefe da polícia que é negro e possui um relacionamento homoafetivo e interracial com um outro homem. Longe de ser estereotipado, seu personagem é sério, rígido e possui uma personalidade muito forte. Sua sexualidade é tratada com extrema naturalidade, o que é um alívio e uma surpresa ao considerarmos uma trama que gira em torno de uma delegacia de polícia, um ambiente considerado opressor e machista.
3 – Os personagens envolventes
O seriado faz um bom trabalho em explorar com profundidade o background e a história por trás de seu personagens. E a representatividade analisada no tópico anterior somente contribui para a riqueza da trama. A personalidade de cada personagem se sobressai em um momento de necessidade, o que acaba por gerar uma interatividade única, sendo uma excelente demonstração da máxima “a união faz a força”. É bem difícil ter um destaque, já que todos têm suas devidas importâncias e relevâncias durantes as temporadas, o que torna tudo ainda mais interessante e as situações mais engraçadas, absurdas ou até mesmo extremamente pesadas.
4 – O lado investigativo
Apesar de ser uma série de comédia, seu lado investigativo é bem desenvolvido e envolvente. Há de tudo um pouco: de perseguições a policiais disfarçados. Algumas vezes, o caráter investigativo do seriado e os casos explorados pelos policiais acabam por modificar a linha narrativa de seus protagonistas, fazendo com que a série seja uma perfeita mescla entre a comédia e a narrativa policial.
5 – A comédia, obviamente
O gênero da comédia está repleto de boas séries, mas poucas fazem seus telespectadores gargalharem como Brooklyn 99. Logo nos primeiros cinco episódios, as personalidades de todos os protagonistas são apresentadas, e a partir de então são todas exploradas ao extremo, criando-se situações únicas e inesquecivelmente cômicas.
E aí, o que acharam? Já assistiram a série? Sabiam dessas curiosidades? Fiquem ligados, todas às terças-feiras, Papo Série, exclusivamente na Habbonight.
Todos que comentarem até 30/10/19 receberão o seguinte emblema:
~ Papo Série #5: Brooklyn Nine-Nine!
Texto:
ErickFantii
Artes:
Nelelelen.
Malync
Servidor
Créditos:
Farofa Geek
E aí, vai assistir a série? Já a conhecia?
Nos vemos semana que vem!