Nessa quinta-feira (14/09), é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização. Essa data foi criada em 1966, como homenagem à fundação do Ministério da Cultura e Educação, o MEC.
O Brasil tem 11,3 milhões de analfabetos, uma taxa de 6,8% de pessoas acima dos 15 anos que não sabem ler ou escrever. O país reduziu a analfabetização, mas não na velocidade esperada: ainda não alcançou a meta do Plano Nacional de Educação para 2015, que era baixar o índice para 6,5%, a fim de erradicar o analfabetismo até 2024.
A taxa de analfabetização mais atual no Brasil foi divulgada pelo IBGE em junho de 2019 na última Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua. O Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas (6,8% de analfabetismo). No mundo, mais de 750 milhões permanecem nessa situação.
Fonte: Gazeta do Povo
A alfabetização não é apenas o ato de aprender a ler e a escrever, mas também foca no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.
A data tem como objetivo discutir e conscientizar a população sobre a importância de melhores condições de aprendizado e ensino no país. Embora simbólica, nos faz relembrar a importância da alfabetização para a formação do indivíduo, visando soluções eficientes que combatam o analfabetismo.
Levando em consideração que alfabetizar é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, vocês deverão escolher um livro e comentar nessa notícia um trecho que gostem, junto com o nome dele e o porquê de sua escolha. Todos que participarem até as 23:59 do dia 14/11 receberão o seguinte emblema:
~ Dia Nacional da Alfabetização na HabboNight!
Texto:
beblisa2
Internet
Emblema:
creits
O que achou da matéria?
Contamos com a participação de todos!