Hoje, 22 de novembro, é comemorado o Dia do Músico, coincidido com o Dia de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos de acordo com a tradição Católica.
Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão. Diz a lenda que, na noite de núpcias contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade. O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. E o emocionou a ponto de converte-se ao cristianismo e sair da vida pagã.
Sua festa é comemora desde o século V, mas somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII.
Fonte: Calendarr
A Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional (DIMAS), hoje sediada no 3º andar do Palácio Capanema, é um dos mais importantes acervos musicais existentes no Brasil, oferecendo aos visitantes e pesquisadores mais de 250 mil títulos relevantes para investigação histórica e musicológica. A DIMAS possui, ainda, autógrafos de compositores ilustres, variada literatura sobre música, partituras, libretos, periódicos, programas de concertos, correspondências, fotografias, discos, CDs e DVDs.
A base do Acervo de Música e Arquivo está nas peças trazidas de Portugal por D. João VI, pertencentes à chamada Real Biblioteca, abrangendo, dentre outros documentos, livros, partituras, libretos de óperas, livros litúrgicos, missais e tratados. Também merece grande destaque a Coleção Thereza Christina Maria, constituída de obras que pertenceram às imperatrizes D. Leopoldina e D. Thereza Christina, incluindo partituras em primeiras edições de Mozart, Haydn, Beethoven, Pleyel, além de livros raros e exemplares do periódico Brazil Musical, dedicado a S.M a Imperatriz do Brasil. Outras importantes coleções, como a do Conde da Barca, J.A. Marques e Salvador Mendonça estão também representadas com obras dos séculos XVI e XVII.
Ao longo dos anos, o acervo foi enriquecido através de contribuições legais, doações e compras.
Fonte: Biblioteca Nacional
Agora, a partir de emojis queremos saber quem consegue descobrir qual o nome da música. Confira como funcionará:
Responda o nome da música corretamente no formulário.
Responda preferencialmente com letras minúsculas.
Não esqueçam dos acentos caso possua.
Participações validas até o dia 30/11/2019.
Link (caso não esteja funcionando): clique aqui
Todos que comentarem nesta notícia receberão um emblema exclusivo e 20 NightPoint's, assim como todos que participarem do quiz e os que acertarem as 12 perguntas.
Emblemas:
~ Dia do Músico - 22 de novembro
~ Coloquei meu conhecimento musical à prova!
~ Acertei todas as músicas do EmojiQuiz!
Notícia:
Beblisa2
Emblemas:
Servidor
Contamos com a participação de todos!
O que você achou da promoção? Comente e avalie!