Fazer pedido
Presença
14
Twitter
Quarto do locutor
0
Postado por AutoNight em 08/03/2020 às 15:37 e revisado por ErickFantii - 497 visualizações

Hoje, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Sua causa está relacionada a décadas de luta por direitos e melhores condições de trabalho e de vida. Diferentemente de outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio.

O Dia da Mulher já era celebrado desde o início do século 20. Atualmente, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Origem:

A origem do Dia Internacional da Mulher está repleta de controvérsias. Alguns associam o surgimento da data com a greve das mulheres que trabalhavam em Nova York na Triangle Shirtwaist Company e, consequentemente, ao incêndio que ocorreu em 1911.

Já outros, indicam que ela surgiu na Revolução Russa de 1917, a qual esteve marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias.

Ainda que existam diferentes versões sobre a origem da data, ambos os movimentos tinham o objetivo de alertar sobre o estado insalubre de trabalho que as mulheres estavam sujeitas.

Oficialização da data:

Somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo. Porém, foi só nos anos 1970, com o crescimento do movimento feminista, que a criação da data começou a tomar forma. A Assembleia Geral da ONU determinou que 1975 era o Ano Internacional das Mulheres e organizou a primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, realizada na Cidade do México. A entidade intitulou ainda os anos de 1976 a 1985 como a Década da Mulher.

O objetivo de oficializar esta data não é somente a homenagem e a comemoração. Todo ano ocorrem diversas reuniões e debates onde são discutidos os papéis das mulheres na sociedade. Maneiras de acabar com o preconceito, a violência, o desprestígio e a desvalorização, também são pautas desses encontros realizados em diversos países pelo mundo inteiro.

Dados que assombram:

Contrapondo todas as conquistas das mulheres, seja no campo político, com a aprovação de leis que as defendam ou avanços no mercado de trabalho, a posição da mulher brasileira ainda é ambígua: feminicídio, piores condições de emprego, violência, estupro, entre tantos outros, ainda são uma realidade:

O Brasil teve 3.739 homicídios dolosos de mulheres em 2019 (uma redução de 14% em relação ao ano anterior) do total, 1.314 foram feminicídios, o maior número já registrado desde que a lei do feminicídio entrou em vigor, em 2015.

Desde 2012, quando começou a série histórica do IBGE, a desigualdade salarial teve redução de 2,9 pontos percentuais -as mulheres recebiam, em média, 23,4% menos que os homens naquele ano. Porém, quando comparado a 2016, a desigualdade aumentou 1,3 ponto -o salário médio das mulheres era 19,2% inferior ao dos homens

A Igualdade de Gênero é ainda um projeto em construção. Esse processo já soma diversos movimentos, reivindicações e lutas, nacional e internacionalmente. De lá para cá, por maiores que tenham sido as dificuldades, são muitas as conquistas das mulheres. Cada vez mais as leis e as políticas públicas visam o bem-estar social da cidadã e do cidadão independentemente de seu gênero e as mulheres vêm ganhando espaço nos campos político e econômico.

Fontes: G1, Folha de São Paulo e UOL

Curiosidades:

05 de setembro é comemorado o "Dia Internacional da Mulher Indígena" instituído em 1983. A data é uma homenagem à mulher quéchua Bartolina Sisa, esquartejada durante a rebelião anticolonial de Túpac Katari, no Alto Peru (atual Bolívia).

25 de Novembro é comemorado o "Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher" instituído em 1981, no "Primeiro Encontro Feminista da latino-americano e do Caribe", e oficialmente adotado pela ONU em 1999. A data marca o assassinato das revolucionárias dominicanas "Irmãs Mirabal".

25 de julho é comemorado o "Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra". A data, instituída em 2014, é uma homenagem à líder quilombola que viveu no Brasil no século XVIII.

Em 1908, em Nova York, cerca de 15 mil mulheres marcharam reivindicando, dentre outros direitos, o do voto. Elas desfilaram segurando pães e rosas, uma vez que o pão representava a estabilidade econômica, enquanto as rosas significavam melhor qualidade de vida. Por isso, esse movimento ficou conhecido como "Pão e Rosas".

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é um movimento feminista internacional que surgiu em diversos países no dia 8 de março de 2000, Dia Internacional da Mulher.

Em 2010 no Brasil, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) foi representada pela ação de 3.000 mulheres que caminharam, durante 10 dias 120 km, de São Paulo a Campinas.

Fonte

Marco das Conquistas das Mulheres:

1788 – O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 – Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 – Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 – Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 – Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 – É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 – Criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 – Criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 – O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

1932 – Com a publicação do Decreto nº 21.076, foi instituído no Brasil a Justiça Eleitoral, o voto secreto e o voto feminino nacional.

Fonte

Promoção:

Crie um quarto representando uma mulher, não é necessário que seja uma figura pública ou histórica, mas a criatividade será levada em consideração e representatividade é importante;

A construção é livre, pode ser um edifício, estátua, local, fica a seu critério;

O quarto deve ser criado no modelo 36 quadrados e você só pode usar 13 mobis. Pode usar os mobis que quiser;

Os blocos podem ser usados e o CA de teste também;

Tire o print do quarto, junto com sua fala explicando a construção (utilize os balões) e deixe a caixa de informações e a lista de mobis (mostrando os 13 mobis) dele abertas, suba em uma página como postimg.org ou imgur.com e envie o link da imagem no formulário ao fim da notícia;

Quartos sem a caixa de informações aberta serão desclassificados, assim como participações desrespeitosas;

Você tem até o próximo domingo, 15/03 para participar.

Observação: Usuários não HC não possuem o comando :furni, nesse caso não será necessário, porém os nomes dos 13 mobis devem constar no formulário.

visibilidade a essa promoção, poste no Twitter o seu print com a hashtag #DiaDaMulherHN explicando mais sobre a sua participação. Lembre-se de nos marcar, @Habbonight, daremos RT em todas as participações!

Formulário:

Caso o formulário não esteja aparecendo para você, clique aqui para acessá-lo.

Premiação:

A(o) dona(o) do quarto vencedor receberá 1 caixa de HC (31 dias) + emblema exclusivo + 50 NightPoint's, enquanto todos que participarem receberão um emblema de participação + 20 NightPoint's!

Emblemas:

~ Dia Internacional da Mulher na HN

~ Venci a promoção sobre o Dia da Mulher!

E lembre-se, lugar de mulher é onde ela quiser!


O que você achou da promoção?
Feliz Dia Internacional da Mulher!

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
Eu amei a promoção, bora participar pessoal! Essa data é extremamente importante e merece ser abordada, feliz Dia das Mulheres a todas!
Responder
Fanti - há 5 anos
muito boa essa promo vou tentar participar sim [surpreso]
Responder
Darkish - há 5 anos
A promoção está bem legal, participem galera!!
Responder
beblisa2 - há 5 anos
Adorei essa promoção, vou participar! [beijo]
As mulheres devem ser homenageadas sempre!! [surpreso]

FELIZ DIA DAS MULHERES [beijo]
Responder
Esmerako - há 5 anos
Quando nós mulheres vemos o apoio maravilhoso da Habbonight e da nossa família HN, isso nos dá o incentivo ainda maior pela igualdade, respeito e empatia para com todos.

Uma semana maravilhosa para homens, mulheres, transexuais, não binaries e qualquer outro gênero! Estejamos sempre unidos família!
Responder
Sunlovers - há 5 anos
participando! amei a iniciativa [beijo]
Responder
heectorjr - há 5 anos
Participando a minh caixa de informaçao do quarto e diferente
por causa que jg pelo cel entao nao dar pra abrir ela toda :)
E ja amei os emblemas
Responder
Rockray.diva - há 5 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
3
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
15
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-F777B99
Para validar sua conta, é necessário que o seu perfil Habbo esteja configurado como visível em suas configurações de privacidade.
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!