Invadimos todos os lugares que você possa imaginar, mas caso você não saiba, chegamos pra ficar! A coluna Lugar de Mulheres, proposta pela HabboNight, é especialmente para falar de todas nós meninas, mulheres, mães e filhas. Ajeite-se no sofá porque lá vem história!
Assunto de hoje vai ser arte e tenho certeza que alguém de vocês já vai saber de quem vamos falar. Hmm... Moça dos retratos, monocelha e umas flores no cabelo... Será que descobriram?! Frida Kahlo.
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nasceu na vila de Coyoacán, no México, no dia 6 de julho de 1907. Filha de pai alemão, Guilhermo Kahlo, e mãe espanhola, Matilde Gonzalez y Calderón. Os pais de Frida se casaram logo após a morte da primeira esposa de Guillermo, durante o nascimento do seu segundo filho. Depois, Guillermo e Matilde tiveram quatro filhas, sendo Frida a terceira. Ela tinha duas meio-irmãs mais velhas. Com seis anos contraiu poliomielite que lhe deixou uma sequela no pé direito, sendo chamada de "Frida pata de palo" (ou seja, Frida perna de pau) pelas outras crianças.
Na adolescência Frida sonhava cursar medicina e era uma menina extremamente agitada. Passava muito tempo com o pai, que era fotógrafo, e seu grupo de amigos eram apenas meninos. Usava calças e teve a audácia de se vestir com trajes masculinos em certos momentos da sua vida.
Quando tinha 18 anos, o ônibus no qual Frida Kahlo viajava chocou-se com um bonde. Em conseqüência da gravidade do acidente, ela sofreu fraturas em três vértebras, além de três fraturas de pelve (bacia). Por conta da fratura de pelve, Frida foi informada de que não poderia ter filhos de parto normal. O acidente também destruiu seu sonho de ser médica.
Desde então, Frida teve de usar inúmeros coletes ortópedicos e começou a pintar. Pouco tempo depois, a pintora se envolveu com o Partido Comunista Mexicano e, assim, conheceu Diego Rivera, com quem se casou duas vezes e viveu um relacionamento abusivo baseado em traições e negligência.
Frida teve uma vida marcada pela dor. Mesmo debilitada, ela nunca se deixou padecer no sofrimento, se permitindo viver alegrias e morrendo aos 47 anos, de pneumonia, com um legado "Viva la vida".
Depois de adulta ela praticou boxe e até ganhou de marmanjos em campeonatos de virar shots de tequila!
Dos 143 quadros pintados por Frida Kahlo em toda a sua vida, 55 são autoretratos.
Quando se casou com Diego ela tinha 22 anos e ele 42 anos.
Tanto Diego quanto Frida tiveram inúmeros casos extraconjugais, tanto com homens quanto com mulheres.
Entre os vários amantes que Frida teve, um dos mais famosos foi Leon Trótski, um dos fundadores do Exército Vermelho, da antiga União Soviética.
Frida foi tema de dois filmes que obtiveram bastante sucesso e aparece na animação Viva! A vida é uma festa.
Apesar de tantos problemas, Frida lutava por um mundo melhor e por sonhos mais doces. Sua arte foi extremamente expressista e deixava a mostra tudo de si mesma. Deixou um exemplo de coragem, paixão e intensidade para se viver a vida.
E como sou gente fina, aqui vai um emblema para todos que comentarem até nossa próxima edição, 04/05/2020. Não percam, porque semana que vem tem mais!
~Frida Kahlo:Viva la Vida!
Texto:
Sunlovers
Fontes:
Vida de Frida
Curiosidades da Kahlo
65 sem Frida
Emblema:
Servidor
Gostou da Frida?
Nos vemos semana que vem!