O Decreto Imperial, outorgado por D. Pedro I, no ano de 1827, visava a implementação do Ensino Elementar no Brasil, por vez, tal medida veio a se tornar 'histórica', conforme o contexto, na educação imperial. Na época, as Escolas de Primeiras Letras, atualmente conhecida como Ensino Fundamental, buscavam ensinar, para as meninas e meninos, o processo de leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo. Além disso, nessas escolas, eram ensinadas noções gerais de geometria prática, no entanto, não se direcionavam às meninas, já que, no lugar dessa disciplina, eram aplicadas aulas de corte e costura, bordado e culinária. É válido ressaltar que as meninas aprendiam para lidar com a economia doméstica.
O imperador do Brasil, D. Pedro I, ao assinar o decreto, incluiu todas as vilas, cidades e lugares mais populosos do Brasil, ou seja, as primeiras escolas primárias do país passariam a contribuir com o aprendizado da população local.
O então professor Salomão Becker, residente em São Paulo, sugeriu a data 15 de outubro, como um dia de folga dado aos professores, pois o segundo semestre escolar era super extenso e cansativo, sendo assim, o período de duração era na data 1° de junho a 15 de dezembro. Em São Paulo, essa comemoração era realizada todos os anos, e portanto, se espalhou pelo restante do país, tornando-se bastante conhecida entre os brasileiros. Desse modo, para oficializar a data nacionalmente, o então presidente João Goulart, assinou o Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, que reconhecia a data como feriado escolar.
↝ Antonieta de Barros, mulher negra, entre as três primeiras mulheres eleitas no Brasil, foi uma das pioneiras na criação da data "Dia do Professor", já que como deputada, elaborou uma lei que passou a comemorar, em Santa Catarina, o feriado escolar destinado aos professores (15 de outubro). Essa forte mulher escreveu sobre educação, os desmandos políticos e a condição feminina, sendo bastante engajada e afrontosa, sempre pensando por si. Um exemplo a ser seguido.
↝ O decreto, assinado por D. Pedro I, previa as diretrizes curriculares, matrículas, admissão dos professores e condições de trabalho, entre outros.
↝ A data servia como uma forma de amenizar o cansaço dos professores, mas na data, acontecia a reunião dos professores e alunos para decidir como funcionaria o restante do ano letivo.
No Brasil, diariamente, ser professor é uma luta. É saber se reinventar em meio a um caos, para poder ensinar e ouvir. É sentir a desvalorização na pele, a pouca remuneração e assistência. É lutar contra a ignorância e seguir adiante, mesmo que as esperanças sejam poucas. Por isso, a equipe da Habbo Night acolhe, respeite e agradece o trabalho desses profissionais.
Confira abaixo uma música importante, que fala sobre a jornada, desde a infância:
Feliz dia do professor! - 15 de outubro de 2020.
Os nossos pais, em conjunto com os professores, estão desde a infância nos acompanhando. Confira abaixo uma música importante, onde aborda sobre a jornada, desde a infância.
Todos que comentarem abaixo receberão um emblema especial para o dia dos professores!
~Aprender é vida!
O que você achou?
Já parabenizou o seu professor hoje?
Comente e avalie! Siga-nos no Twitter: @habbonight