Fazer pedido
Presença
23
Twitter
Quarto do locutor
0
HistoNight - A Crise Mundial de 1929 #03
Saiba mais sobre A Grande Depressão de 1929.
Postado por AutoNight em 04/11/2020 às 19:58 e revisado por Excel_ - 355 visualizações

"HistoNight, nova colunaaa!" Trazendo mais um conteúdo informativo para você, caro(a) leitor(a).

No ano de 1929, o milionário Biden dorme sossegadamente, porém, ao acordar, percebe que não há mais fortuna nem sequer centavos nos bancos, em sua Bolsa de Valores de New York...
A partir daí, o contexto pode ser caracterizado como "A Grande Depressão", isto é, a mais agravada crise econômica mundial do século XX.

HISTÓRIA

Nos Estados Unidos, a produção industrial aparentava um ritmo acelerado, principalmente após conquistar a vitória na Primeira Guerra Mundial, pois fornecia produtos americanos e créditos para os países falidos da Europa. No entanto, em certo momento, o continente havia se recuperado dos resultados desastrosos dessa guerra. Desse modo, a capacidade de consumo da população estava abaixo comparando ao crescimento, o que gerou grandes estoques de produtos, além da 'independência' conquistada, novamente, pela Europa. E o que aconteceu?! Pois bem, com os juros baixos, os investidores foram investir na Bolsa de Valores, e não mais nos setores produtivos. E aí que a confusão pegou: o setor produtivo, ao perceber a diminuição do consumo, decidiu investir e produzir em escala menor, e para compensar os déficits, teve uma grande massa de demissão. 

Já com essas demissões, muitos bancos faliram, uma vez que, a população não tinha dinheiro para pagar, fator este que, também, diminuiu a oferta de crédito. Puxando o trem, diversos empresários fecharam as portinhas, agravando ainda mais o desemprego vivenciado na época. Poxa, foi uma crise que afetou tantos...
E as especulações? Fizeram as ações serem desvalorizadas, gerando o "crash" da Bolsa de New York, no dia 24 de outubro de 1929 - dia reconhecido como a "Quinta-feira Negra".

BRASIL - CONTEXTO

O café era o principal produto de exportação do país, e devido a isso, o Brasil sentiu fortes impactos da crise econômica de 1929. No que concerne à comercialização do produto, na época, o Brasil era responsável por cerca de 70% do café comercializado mundialmente, sendo o principal consumidor dessa mercadoria: os Estados Unidos. O retrocesso vivenciado foi o motivo para que o café estagnasse no mercado brasileiro, fazendo com que o preço despencasse, o que resultou em prejuízos altíssimos aos cafeicultores.
Com o Getúlio Vargas no poder, conforme a Revolução de 1930, a sua principal medida foi de proteger o principal produto do país. Para isso, com o objetivo de conter a queda no valor da mercadoria, o governo comprou diversas sacas que estavam paradas, dessa forma, queriam que fosse aumentado o valor do café no mercado internacional. Na compra das sacas, estas eram queimadas, tal prática foi mantida durante trezes anos, com a destruição de 78,2 milhões de sacas de café.


O que você achou dessa coluna?
Comente e avalie! Siga-nos no Twitter: @habbonight

COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA
É tão importante estudar o passado para não cometermos os mesmos erros.. Pena que as pessoas se esquecem disso!
Responder
-Melaniee - há 4 anos
Ótimo texto! Vale lembrar que o Banco Central Americano, o FED (Federal Reserve), manteve os juros artificialmente baixos, causando a enorme bolha especulativa, as empresas produziam pela falsa esperança que o governo dava ao manter os juros baixos, muitos tentam colocar a "culpa" dessa crise no capitalismo "malvadão", mas omitem que o causador principal da crise foi o FED. Fazendo o link com os dias atuais, o governo americano está mantendo os juros artificialmente baixos desde a última crise mundial, em 2008 (causada também pelo FED), são 12 anos enchendo essa bolha, quando estourar, poderemos ter uma crise sem precendentes. Os interessados, busquem saber mais sobre a teoria austríaca dos ciclos econômicos, para entender como os governos mundiais inflam bolhas artificialmente com suas medidas keynesianas.
Responder
ramonis567 - há 4 anos
ENVIE UM COMENTÁRIO
Você precisa estar logado para comentar a notícia!
4
ONLINE: AutoNight - Tocando todas
1
×
Olá, Bem-vind@!
Preencha todos os dados ao lado para efetuar o login.
LEMBRAR-ME!
RECUPERAR SENHA
×
Registro na HabboNight!
Preencha todos os dados ao lado com dados verdadeiros.
Recomendamos que NÃO utilize o mesmo e-mail que utiliza no Habbo Hotel.
Recomendamos que NÃO utilize a mesma senha que utiliza no Habbo Hotel.
Mude sua missão HABBO para: HN-7E12FAB
CONCORDO COM OS TERMOS DE USO!