Ser mal encarado com certeza não é algo que atrai a simpatia das pessoas, não é? No entanto, um personagem com feição enraivecida ganhou o coração de muitos torcedores da Copa do Mundo Rússia 2018, fossem eles brasileiros ou não. Na realidade, a popularização deste personagem foi tão grande que virou meme na internet e levou até a um pronunciamento oficial da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF.
Tudo começou em 1954, quando um jovem de 19 anos chamado Adyr Garcia Schlee criou a primeira versão do mascote da Seleção do Brasil, associando a camiseta amarela dos jogadores à cor vibrante do canário, um animal popular entre os brasileiros. O público adorou a ideia, tanto que por décadas os jogadores foram informalmente chamados de Seleção canarinho. Porém, foi somente em 2014 que a mascote com a aparência de pássaro foi reconhecida pela CBF e passou a acompanhar o time em seus jogos.
Na versão de 2014, o Canarinho era sorridente e representava a ideia de simpatia criada em torno do povo brasileiro. A sua imagem foi fortemente propagada pelo fato de a Copa em questão ter sido realizada no próprio Brasil, tanto que muitos produtos foram criados e comercializados pela CBF aproveitando a popularidade entre os jovens e crianças. Infelizmente, naquele ano a nossa Seleção foi desclassificada no mencionado jogo contra a Alemanha, o que gerou piadas e ironias em torno do pobre personagem risonho.
De semblante bem mais fechado, o novo design foi desenvolvido pela equipe de Gilberto Ratto em 2016, mas apareceu ao grande público apenas na temporada de jogos na Rússia. Segundo o seu criador, a nova figura não tinha nenhum objetivo de demonstrar a ideia de raiva, mas sim a vontade de vencer dos brasileiros. Essa explicação tornou-se oficial e a própria Confederação Brasileira de Futebol pronunciou-se contrária ao uso do termo Pistola para designar o personagem.
Apesar do sucesso de sua mascote, o time brasileiro novamente não teve o desempenho esperado, já que foi eliminado nas quartas de final pelos belgas. Mais uma vez, os internautas não perderam tempo e transformaram o canário em protagonista de memes, tirinhas e charges que zombavam da própria desclassificação do Brasil na Copa: o Canarinho Pistola virou Canarinho Tristola.
Como nem sempre é possível ganhar nas competições esportivas, as atitudes nas redes sociais, desde que não gerem brigas e desrespeito, devem ser interpretadas como brincadeiras descontraídas entre os próprios torcedores, fomentadas pela informalidade e pela liberdade de expressão que muitos sentem na cultura da web. E agora cabe esperar até 2022 para conhecer a próxima versão do Canarinho brasileiro.
E aí, já conhecia a história do nosso mascote oficial?
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